Em Carlos Gomes (RS), Egídio Moreto precisa de apenas um voto para ser eleito prefeito

Em Carlos Gomes (RS), candidato do PRB é o único a disputar à Prefeitura Municipal

Candidato a prefeito Egídio Moreto, deputado federal Carlos Gomes e deputado estadual Sergio Peres (PRB-RS)

Os moradores do município de Carlos Gomes (RS) já sabem quem vai ganhar a eleição no próximo dia 2 de outubro. Isso porque o republicano Egídio Moreto (PRB) é o único candidato a prefeito no município gaúcho de pouco mais de 1.600 habitantes. Egídio foi o primeiro prefeito de Carlos Gomes em 1993, e ainda administrou a cidade por outros dois mandatos (2005-2008 e 2009-2012). Pelo seu relevante trabalho prestado, o republicano foi requisitado pela população a voltar à prefeitura. Com total apoio, inclusive do atual prefeito, Egídio diz que sua responsabilidade será maior e pretende retribuir com muito trabalho em prol de todos os munícipes. Confira a entrevista que Egídio Moreto concedeu à Agência PRB Nacional.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Candidato, conte-nos um pouco sobre quem é você, sua trajetória e o ingresso no PRB.

Egídio Moreto
– Faz 43 anos que moro em Carlos Gomes. Já tive comércio e fui o primeiro prefeito da cidade, exerci o mandato três vezes. Sou pai de quatro filhos, casado com dona Izelda Gomes da Rosa Moreto. Me orgulho de ser muito bem acolhido pelo povo de Carlos Gomes. Prezo por isso e tenho um grande carinho por todos da cidade. Estou há um ano e meio no PRB, mas meu ingresso na política foi na época da emancipação do município, em 1992. Ingressei no PRB em função de uma grande parceria com o deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS), a pessoa que mais me incentivou a voltar à política. A situação hoje, na qual sou considerado prefeito eleito, por ser candidato único, é fruto de um trabalho que tenho com as pessoas e da parceria que mantenho com o deputado.

 

Agência PRB Nacional – Sua candidatura é um fato histórico, por ser o único candidato. Como o senhor avalia esta situação?

Egídio Moreto
– A candidatura única e de chapa pura é algo que me honra muito porque sabe-se que é difícil conseguir um consenso. Tivemos duas reuniões de consenso, mas não deu certo. Havia quatro ou cinco pré-candidatos a prefeito e, após a nossa reunião, ficou acordado que cada partido seguiria o seu rumo. Já tínhamos uma estrutura muito bem organizada e fechamos a chapa com o vice-prefeito Roberto Stodulski. O atual prefeito estava querendo ser candidato, mas resolveu nos apoiar, os outros desistiram e me tornei o único candidato. Minha responsabilidade no futuro governo será maior. Terei um compromisso a mais porque a aposta do município em si é para que eu fique novamente mais quatro anos à frente da gestão.

 

Agência PRB Nacional – Quais suas principais propostas para o município de Carlos Gomes?

Egídio Moreto
– Carlos Gomes é um município pequeno. Nossa renda é baseada na agricultura e agronegócio. Temos que apostar nos nossos agricultores por meio de projetos. Quando fui prefeito, adotei projetos nessa área. Quero ampliá-los e apresentar novas medidas. Temos aqui um ponto forte que vem das minhas administrações. Na área da saúde, temos conseguido fazer um bom trabalho e não podemos esquecer que sem a educação não teremos um país desenvolvido. São três frentes que nós temos que trabalhar para termos dias melhores. A população do município e o deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS) têm cobrado um bom trabalho para que a nossa administração seja uma referência do partido. Já cobrei do deputado recursos e ele se prontificou em nos ajudar nos ministérios em Brasília, com emendas parlamentares e em outros projetos para que os recursos cheguem a Carlos Gomes. É um município pequeno, não tem muita receita, então nós temos que buscar recursos, como sempre fiz e continuarei fazendo.

 

Agência PRB Nacional – Como pretende trabalhar para estimular a atividade econômica na cidade?

Egídio Moreto
– Em Carlos Gomes existem algumas empresas que conseguimos trazer para a cidade no meu último mandato, mas são pequenas e funcionam como um complemento à agricultura, nossa principal atividade, e que precisa de incentivo. Temos aqui uma bacia leiteira bem estruturada com uma genética avançada. Temos produção de soja, milho e trigo. O município tem uma parceria com a suinocultura, conquistada em 2010 para agregar mais renda e recursos, e segurar o agricultor na propriedade. Vamos trabalhar ainda mais pela infraestrutura necessária para os nossos agricultores, mantendo a pavimentação para o escoamento da safra e o acesso ao interior. Precisamos, por exemplo, adquirir um rolo compactador para a Secretaria de Obras, que é um implemento indispensável para o parque de máquinas de nosso município.

 

Agência PRB Nacional – Como ampliar e otimizar a produção agrícola?

Egídio Moreto
-Pretendo realizar um trabalho de qualificação dos nossos agricultores. Com o advento da tecnologia, nós precisamos andar junto com a qualificação e a recuperação dos solos para que haja uma boa produção. Além disso, precisamos melhorar a genética dos animais, da produção de leite, para que o produtor possa ter um melhor rendimento, afinal o nosso forte é o setor do agronegócio.

 

Agência PRB Nacional – Essa parceria com o deputado federal Carlos Gomes tem servido como motivação extra?

Egídio Moreto
– Sim, uma grande motivação. A simplicidade do deputado, o convite que ele me fez e o compromisso que ele assumiu junto comigo de fazermos uma parceria em prol do município são indispensáveis. Conforme já pesquisei, nosso município é o único que tem o nome e sobrenome de um deputado federal. Em função disso, o carinho e dedicação desse parlamentar com a cidade tem sido muito grande. A vontade que ele tem de ajudar é enorme e tenho certeza que fez uma boa escolha e uma boa aposta ao firmar comigo essa parceria, para que a gente possa agregar no trabalho e na busca por mais recursos.

 

Agência PRB Nacional – Deixe uma mensagem para os munícipes de Carlos Gomes.

Egídio Moreto
– À população e aos eleitores de Carlos Gomes só tenho a agradecer pela confiança que sempre tiveram e apostaram na minha pessoa, como agora, me fazendo candidato único a prefeito. Peço esse voto de confiança no dia 2 de outubro para que eu possa contribuir com a cidade durante os próximos quatro anos. Não tem outra forma de agradecer o eleitor e a população do município se não com um bom trabalho nesse período.

 

Nota: código eleitoral – De acordo com a legislação eleitoral, mesmo havendo apenas um candidato a prefeito, é necessário a realização da eleição. Para se eleger, Egídio precisará da maioria absoluta, excluídos os votos brancos e nulos; ou seja, apenas de um voto, que pode ser o dele mesmo.

 

Por Agência PRB Nacional
Jorge Fuentes / Ascom – deputado federal Carlos Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest