Diego Rodrigues aposta em expansão do Procon para assegurar atendimento aos consumidores do Acre

 

Diego Rodrigues aposta em expansão do Procon para assegurar atendimento aos consumidores do Acre

 

Rio Branco (AC) – Em entrevista concedida à Assessoria de Comunicação do PRB Acre, o diretor do Serviço de Proteção ao Consumidor do Acre, Diego Rodrigues (PRB-AC), destaca os desafios de gestão do órgão e aposta na criação de novas unidades e implementação do Procon Móvel para aumentar a cobertura do serviço no interior do estado.

Formado em Direito pela Faculdade da Amazônia Ocidental, Diego Rodrigues, tem experiência no executivo. Em 2011, atuou na Corregedoria do Instituto de Administração Penitenciária do Acre e, também, foi diretor administrativo financeiro da empresa estadual de processamento de dados. Acompanhe a entrevista.

 

PRB Acre – De que forma o PRB poderá contribuir com a gestão do PROCON no Acre?

Diego Rodrigues: O PRB é um partido que cresce no país no plano político, e na gestão tem se destacado na sua forma de trabalhar, com ética, transparência e muita responsabilidade. Hoje nossa marca PRB já pode ser vista em grandes estados do país, no Acre não é diferente, estamos à frente do Procon desenvolvendo um trabalho a convite do governador Tião Viana, que certamente daremos à população um resultado esperado.

PRB Acre – Quais os grandes desafios para deixar a sua marca e a do PRB como resultados alcançados frente ao órgão?

Diego Rodrigues:  Primeiramente, estamos aqui para dar o nosso melhor, para a sociedade, governo e PRB. Os desafios hoje são muitos, temos um PROCON em desenvolvimento no estado e sua ampliação nos demais municípios, e o Vale da Juruá será um grande desafio. Estamos trabalhando para resgatar a unidade móvel onde alcançaremos as 10 regionais da capital.

PRB Acre – O senhor acredita que esse é o momento de o PRB provar que é um partido de gestão e que por meio desse trabalho poderá somar ao governo?

Diego Rodrigues:  Sem dúvida, é um momento único na vida do PRB, na vida partidária, hoje, em alguns estados temos lideranças na gestão do PROCON, secretarias de esporte e no plano nacional, estamos à frente de um ministério importantíssimo que é o Ministério do Esporte, com o deputado federal por Minas Gerais, George Hilton. Não há a menor dúvida que o PRB dará os passos esperados para promover as mudanças necessárias na gestão que temos desenvolvido e dessa forma garantir ao cidadão a devida proteção na relação entre o consumidores e as empresas.

PRB/AC – Temos notícias de várias ações exitosas por todo o país. No RJ, o PROCON  procura atuar em várias demandas, como por exemplo, a questão da aplicação da lei das  filas nos bancos, que deve ser usada para regular o tempo que o consumidor espera nas  agências. O senhor pretende trabalhar com parcerias parecidas? O que podemos esperar da atuação do PROCON/AC em relação aos bancos?

Diego Rodrigues: Nós temos uma comissão instituída na Câmara Municipal de Rio Branco, presidida pelo vereador Manuel Marcos (PRB), que está sendo implantada para fazer a fiscalização de uma lei municipal que regulamenta o tempo de espera nas filas dos bancos e não vem sendo cumprida. A comissão já teve suas primeiras diligências, já fez visitas ao Ministério Público, já esteve conosco e, nos próximos dias, já estaremos articulando com essas organizações e a comissão, uma ação de fiscalização junto às instituições financeiras, inclusive haverá uma proposta para a Câmara de Vereadores promover algumas alterações na lei com objetivo de aumentar a eficiência da norma. Nossa meta é fiscalizar com rigor os bancos e assegurar que o serviço de atendimento bancário seja prestado com qualidade e rapidez.

PRB Acre – O uso da internet e das novas tecnologias fazem parte, cada vez mais, do nosso cotidiano. Existe algum projeto, nesse sentido, para aproximar o PROCON dos consumidores ?

Diego Rodrigues: Nós temos a ferramenta “PROCON Móvel”. Atualmente, estamos com três ônibus que estão à disposição para que seja feito o trabalho de atendimento ao consumidor nas comunidades em lugares de difícil acesso, sobretudo no interior do estado. Um de nossos projetos é deslocar um desses ônibus para atender permanentemente o Vale do Juruá – que é a segunda região mais importante em termos de densidade populacional. Temos ainda o projeto de modernização do atendimento do Serviço de Proteção ao Consumidor. Por meio de uma parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJ/AC) teremos condição de garantir a solução dos casos que não obtiveram sucesso no âmbito administrativo. O convênio com o TJ viabiliza a marcação de um audiência junto ao juizado competente local para resolver a questão.

PRB Acre – Existe alguma iniciativa para reforçar o trabalho de divulgação das ações do PROCON?

Diego Rodrigues: Sim, nosso programa passa de um departamento de educação para o consumo, no qual está sendo capitaneado pelo Leandro Brasil, que é chefe da divisão e articula toda rede de comunicação. Atualmente, temos ocupado espaços na mídia, rádio, televisão e estamos recebendo convites constantes. O “Alerta Consumidor” é um quadro importante desenvolvido no estado e tem tido um resultado benéfico para a sociedade, além de auxiliar as pessoas nas informações dos direitos. Temos também as redes sociais, ferramenta importantíssima, onde as pessoas fazem suas reclamações e sugestões.

PRB Acre – Hoje o PROCON abrange quantos municípios? O senhor tem algum projeto para expandir esse atendimento?

Diego Rodrigues: O PROCON hoje está somente na capital e o programa de expansão passa pela municipalização do órgão, ou seja, é de competência dos municípios e prefeitos instituírem uma unidade para atender a cidade. Infelizmente, não temos, por parte dos gestores municipais, a devida atenção. No entanto, o nosso governador tem tido uma preocupação especial com essa demanda e já trabalha para a expansão das nossas unidades. O Vale do Juruá será atendido no próximo semestre e os demais municípios também já fazem partem desse estudo de ampliação da rede.

PRB Acre – O que dizer ao povo do Acre com relação a gestão do PRB junto ao órgão estadual, que tem como missão garantir os direitos dos consumidores?

Diego Rodrigues: Viemos fazer parte desse projeto político para apresentar nossa forma republicana de gestão na administração pública acriana, fornecendo, assim, um serviço de qualidade à nossa sociedade, fazendo o melhor para corresponder aos anseios da população  com relação aos serviços públicos. O PRB tem essa visão muito bem definida, nós não podemos agir de maneira diferente e, por isso, colocamos nossa gestão à disposição da sociedade do nosso estado.

Texto: Juliana Queiroz / Ascom – PRB Acre
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

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