Devanir Ferreira faz balanço dos dois anos e meio de mandato como vereador de Vitória (ES)

Vereador republicano concedeu entrevista à Rádio SIM FM, de Vitória (ES).

Publicado em 22/6/2015 - 00:00 Atualizado em 18/6/2020 - 09:17

Em entrevista concedida ao radialista José Roberto Mignone, da Rádio SIM FM de Vitória (ES), o presidente estadual do PRB Espírito Santo, vereador Devanir Ferreira destacou as principais ações desenvolvidas por ele e falou das prioridades atuais do mandato na Câmara Municipal da capital capixaba. Além dos projetos de leis apresentados, o atraso nas obras da Avenida Leitão Silva e a possibilidade de assumir o mandato de deputado federal, também foram abordados na entrevista.

Casado e pai de três filhos, o parlamentar é formado em Gestão Pública e é radialista. Tem serviços prestados à população com o trabalho de recuperação e ressocialização de dependentes químicos, valorização da família, dos jovens e dos idosos. Atualmente, o republicano é presidente da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização das Leis, além de ser membro da Corregedoria e das Comissões de Meio ambiente e Ciência e Tecnologia na Câmara Municipal.

Em seu primeiro mandato, Devanir tem se dedicado à defesa das causas sociais. Entre os projetos de sua autoria estão o que regulamenta o funcionamento de bares; a proibição do porte de armas por policiais de folga em shows e casas noturnas; a isenção de IPTU para entidades religiosas alugadas; além da proposta que impede a cobrança de taxa extra para acompanhante, em partos realizados na rede particular de saúde.

 

ENTREVISTA

Rádio SIM FM – Vereador, a primeira pergunta é sobre a sua filiação ao PRB. Por que o senhor se filiou ao partido?

Devanir Ferreira – Eu ajudei a fundar o Partido Republicano Brasileiro por entender que a ideologia do PRB é compatível com os meus ideais. Hoje, o PRB é um partido de médio porte, e deixou de ser pequeno quando elegeu 21 deputados federais em apenas dez anos de fundação. Um partido que está em constante crescimento e que eu tenho muito orgulho de representar.

 

Rádio SIM FM – O senhor tem apresentado vários projetos de leis que interessam à sociedade. Uma das propostas, regulamenta o funcionamento dos bares. O que motivou essa iniciativa?

Devanir Ferreira – O índice de criminalidade no Brasil, não só na cidade de Vitória, é muito alto. Por isso, precisamos fazer alguma coisa para enfrentar esse problema. Não podemos entender que somente a polícia tem a responsabilidade de manter a ordem na cidade. O vereador foi eleito para isso também. Pensando nessa questão, apresentei um projeto que regulamenta o funcionamento de bares que pretendem continuar abertos no período da madrugada. O que seria essa regulamentação? Os bares que oferecem música eletrônica e ao vivo, precisam de um isolamento acústico para preservar o sossego das pessoas que moram no entorno desses estabelecimentos. Só quem mora perto desses locais sabe o tanto que esse tipo de situação é ruim. E outra questão, o bar que pretende funcionar na madrugada, precisa oferecer segurança para os seus frequentadores e funcionários. Essa proposta é muito importante e estamos discutindo na Câmara Municipal para garantir sua aprovação.

 

Rádio SIM FM – E sobre o projeto de isenção de cobrança de IPTU para entidades religiosas e associação de moradores, como seria isso?

Devanir Ferreira – Já existe uma lei federal que isenta templos religiosos, mas não contempla aqueles que são alugados. O projeto estende essa isenção aos templos locados, associações de moradores e a moradia pastoral para que haja uma igualdade de contemplação no município. Então, nós queremos atender os estabelecimentos alugados de qualquer natureza, associação de moradores, porque se nós observarmos, são entidades que oferecem serviços à população e, por isso, consideramos justo isentá-los, também, do pagamento do IPTU.

 

Rádio SIM FM – Como está a tramitação do projeto que proíbe policiais armados de folga em casas de shows, escolas de samba e boates?

Devanir Ferreira – Os casos de violência com esse tipo de situação acontecem com muita frequência no município de Guarapari, Vila Velha, Serra, Vitória e também em âmbito nacional. Nossa ideia é proibir qualquer pessoa que tenha porte de arma de entrar armado nesses ambientes, haja vista que ele está ali para se divertir, usufruir, dançar e beber. Sob o efeito de álcool, nenhuma pessoa tem condição de portar arma. Nós já acompanhamos isso no dia a dia por meio da Lei Seca, o carro também é uma arma e a pessoa quando faz o uso de álcool fica impossibilitada de dirigir e, seguindo a mesma lógica, ela também não pode portar uma arma num ambiente em que 99% das pessoas estão desarmadas. Esse projeto foi aprovado, na última semana. Nós tivemos a presença de 11 vereadores e apenas um votou contra. É pertinente e já existe em algumas cidades da grande São Paulo e nós estamos trazendo agora para Vitória, no intuito de promover mais segurança às pessoas que frequentam esses ambientes para se divertir.

 

Rádio SIM FM – Outro projeto de sua autoria trata da proibição da cobrança de taxa para acompanhante durante parto na rede particular. O que pode ser feito vereador?

Devanir Ferreira – Na verdade, já temos uma lei federal que proíbe essa cobrança em unidades públicas, mas não inibe clínicas e hospitais particulares de praticarem esse abuso. Hoje, quando uma gestante inicia o parto, se o esposo que acompanha ou um familiar quiser assistir, precisa desembolsar entre R$ 3 mil ou 4 mil. Isso é injusto, pois se é particular, o plano de saúde tem de cobrir e não o acompanhante. Então, nós apresentamos essa proposta que deve enfrentar resistência no município de Vitória, no entanto, não vamos desistir dessa batalha.

 

Rádio SIM FM – O senhor foi presidente da Comissão Especial do Novo Regimento Interno da Câmara, como foi a experiência?

Devanir Ferreira – Foi uma atividade que além de muito complexa, me trouxe bastante experiência. Entre os temas discutidos, nós tivemos que cortar o voto secreto em matérias polêmicas, que ainda existiam aqui em Vitória. Com o voto secreto, a população não sabia quem estava votando sim ou não, mas acabamos com isso. Agora, todo voto é aberto independente do tema que está sendo votado. Nós acabamos também com as férias do mês de julho. O vereador tinha férias no mês de janeiro e em julho, que é o recesso parlamentar. Foi um tema polêmico que não teve para onde “correr”, teve de ser aprovado quando chegou em plenário. Houve outras mudanças muito satisfatórias que incluímos no Regimento da Casa que está sendo aplicado atualmente. Uma delas, foi o fim da reeleição de presidente. O vereador que presidia a mesa, sendo bem articulado, ficava no cargo por vários mandatos seguidos. Hoje, isso não é mais possível.

 

Rádio SIM FM – Nessa mesma linha de atuação, o senhor atuou como presidente da Comissão de Constituição e Justiça. O que essa atividade representou?

Devanir Ferreira – Eu fui escolhido pelos nobres colegas vereadores, para presidir a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Vitória por uma uma votação, e não uma indicação. Eu tive o voto de quase 100% dos vereadores. Isso significa uma conquista de credibilidade e estamos trabalhando para manter essa credibilidade não só com os cidadãos, mas também dos parlamentares da Câmara. Eu sou muito grato por essa experiência. Veja bem, confiar o comando de uma comissão como essa a um vereador de primeiro mandato, vamos dizer, marinheiro de primeira viagem, tem de ter trabalho prestado. Eu sempre procuro preservar na o respeito aos colegas e à população do nosso município.

 

Rádio SIM FM – O senhor teve na última eleição para deputado federal cerca de 40 mil votos. O que atribui essa expressiva votação?

Devanir Ferreira – Em 2010, eu tive uma candidatura muito prematura a deputado estadual, onde obtive 8,5 mil votos, sem sucesso. Quatro anos depois, subimos para uma candidatura federal. Quando ninguém acredita numa candidatura em nível federal, mas subimos para quase 40 mil votos, e hoje, ocupamos a primeira suplência de dois deputados federais. Para algumas pessoa, foi uma surpresa, mas o trabalho que já estávamos desenvolvendo com dois anos do mandato de vereador, nos credenciou para dar esse passo um pouco mais distante, mais largo. Eu não considero que foi um passo maior que as minhas pernas, acredito que representou um passo mais ambicioso. E por um pouquinho não chegamos ao mandato de deputado federal.

 

Rádio SIM FM – O senhor disse que está na suplência de dois deputados federais, acho que vamos ver o senhor em Brasília em breve (risos). Está se preparando para isso?

Devanir Ferreira – Estou me preparando. O deputado federal Evair de Melo foi candidato a prefeito sem o mandato de federal, e perdeu por 300 votos. Hoje, ele tem o mandato de deputado federal e um grupo forte e, por isso, nós apostamos na candidatura dele no município de Venda Nova do Emigrante. A candidatura de Evair pode se consolidar a qualquer momento pelo perfil que ele agrega no município, por ser uma região onde a maior economia é o café e é onde ele atua muito bem. Já o deputado Marcos Vicente foi eleito vice-presidente da CBF e pode assumir a entidade. Então, temos duas oportunidades pela frente.

 

Rádio SIM FM – E sobre a Avenida Leitão da Silva, o senhor cismou com aquela região, o que está havendo lá?

Devanir Ferreira – Eu passo na Avenida Leitão da Silva todos os dias, inclusive, acabei de passar lá. Entre os 15 vereadores, eu sou o que mais tem propriedade para falar da Leitão da Silva, porque acompanho aquilo ali todos os dias. A região possui obras que tinham previsão de conclusão para outubro deste ano, mas foi prorrogada para o final de 2016. Precisamos entrar no processo da obra, que é do Governo do Estado, para realizar audiências públicas com o objetivo de tratar desse assunto, assim como fizemos com os bares. Na audiência pública, daremos a oportunidade de todos levarem a suas ideias, expressar os seus sentimentos, e aqueles que são responsáveis não só pelas obras, mas também pelo trânsito, saneamento e outras áreas. É necessário expor para a sociedade o que está acontecendo e explicar porque são necessários mais um ano e três meses para a conclusão do projeto. A obra é importante sim, mas os comerciantes estão acumulando prejuízos com a demora. Têm empresas que já perderam 80% do faturamento. Não podemos esquecer das obras da Fernando Ferrari, que faliu comerciantes e empresários; do projeto “Águas limpas”, que quebrou diversos comerciantes no centro da cidade. Não podemos deixar que esse filme se repita e eu, como vereador, não posso cruzar os meus braços, não mesmo. Então, estamos convocando audiências públicas para ouvir o Governo Estadual, a Prefeitura Municipal, o Ministério Público, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e todos os segmentos envolvidos, além da comunidade local e a associação de empresários. O objetivo não é encontrar culpados, mas buscar uma solução para o problema. O caminho para sair desse caos que está instalado e provocando transtornos para quem mora, precisa trafegar ou tem comércio naquela região.

Devanir foi entrevistado pelo radialista
Devanir Ferreira (esquerda) foi entrevistado pelo radialista Roberto Mignone, da Rede de Rádio SIM FM.

 

Fonte: Rádio SIM FM de Vitória (ES)
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

Reportar Erro
Send this to a friend