Daniel Guerra é a aposta do PRB para a boa gestão em Caxias do Sul

Daniel Guerra é a aposta do PRB para a boa gestão de Caxias do Sul

Daniel Guerra é o pré-candidato do PRB à Prefeitura de Caxias do Sul nas eleições de outubro

 

Daniel Guerra, 43 anos, é formado em Direito e especialista em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas. Começou a trabalhar ainda muito jovem, aos 14 anos, e galgou importantes cargos em grandes instituições financeiras do país, bem como atuou em movimentos sociais ligados à educação. De 2005 a 2008, atuou como secretário municipal de Turismo de Caxias do Sul (RS) e, atualmente, está em seu segundo mandato como vereador. Em entrevista à Agência PRB Nacional, o republicano relata sua atuação política, suas bandeiras de atuação na câmara municipal, os projetos e estratégias do PRB para as eleições municipais, sua pré-candidatura à Prefeitura e suas expectativas.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – A partir de que momento veio o despertar para a política e por que escolheu o PRB?

Daniel Guerra – O despertar para a política surgiu frente as indignações que possuía com relação ao quadro político que se apresentava na época que ingressei na vida pública. Sempre tive clareza de que para mudarmos o meio em que vivemos, temos que agir e participar como reais agentes da mudança que queremos.

 

Agência PRB Nacional – Quantos mandatos como vereador e quais as bandeiras defendidas na Câmara Municipal de Caxias do Sul?

Daniel Guerra – Estou no segundo mandato consecutivo como vereador. Fui eleito em 2008 com 2.829 votos e reeleito em 2012 com o apoio de 4.036 eleitores. Tenho lutado pelos direitos da população caxiense e por melhorias, principalmente, nas áreas da educação e saúde, onde faço parte das respectivas comissões permanentes na Câmara Municipal de Caxias do Sul.

 

Agência PRB Nacional – O senhor é um grande defensor de ações e políticas públicas que norteiam a educação e saúde. Fale um pouco sobre sua atuação nessas duas áreas.

Daniel Guerra – Apresentei inúmeros projetos desde o meu primeiro mandato, sendo que nos anos de 2013 e 2014, fui o vereador que mais apresentou proposições no legislativo caxiense. Na saúde, destaco, entretanto, o projeto que delimita o tempo máximo de 20 minutos de espera nas unidades de emergências públicas e privadas, também o que obriga a vacinação domiciliar de idosos e deficientes e o projeto que cria o Banco Municipal de Leite Materno. Além disso, sou autor de projetos que institui o Programa “Fila Zero”, para pacientes diagnosticados com câncer, e a realização do Teste da Linguinha. Outra iniciativa propõe a divulgação dos medicamentos oferecidos pela Prefeitura no sítio eletrônico.

Na área da educação, defendo a criação de um sistema de apoio à saúde vocal dos professores e a meia entrada para educadores em estabelecimentos que promovam lazer e entretenimento e estimulem a difusão cultural. Também defendo ações para coibir a violência contra os profissionais da educação e a formação superior em Licenciatura em Educação Física aos professores dessa disciplina na rede pública de ensino. Além disso, sou contra qualquer tipo de material que faça alusão à ideologia ou identidade de gênero nas escolas de Caxias do Sul. Outra iniciativa de minha autoria assegura a reserva de assento na primeira fila para alunos com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Uma outra ação importantíssima é a criação da Central de Intérpretes de Libras e guias intérpretes para surdocegos.

 

Agência PRB Nacional – Sabemos que o trâmite de projetos no legislativo pode levar anos. Alguma proposição de sua autoria já virou lei em Caxias do Sul?

Daniel Guerra – Sim. Tenho vários projetos que hoje são leis aqui em Caxias do Sul. Posso citar a Lei 7.843/2014, que obriga a instalação de captadores e reservatórios de água da chuva para utilização na lavagem de veículos em postos de combustíveis e quaisquer estabelecimentos que possuam esse serviço; e a Lei 7.926/2015, que garante a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos municipais às pessoas cadastradas no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome). Além disso, consegui a garantia, por meio da Lei 7.963/2015, o direito ao aleitamento materno. Também sou autor da Lei 7.856/2014, que proíbe o uso de fogos de artifício projetados para ambientes abertos em ambientes fechados de uso coletivo, os chamados sinalizadores. Posso destacar, ainda, a Lei 7.827/2014, que institui a Semana de Conscientização dos Direitos e Deveres dos Cidadãos e a Lei 7.828/2014, que obriga a identificação em braille dos banheiros destinados ao público em geral.

Além disso, consegui por meio da Lei 7.900/2014, que o Procon a disponibilize em seu site a lista de estabelecimentos com maior número de reclamações. Também sou autor da Lei Complementar 473/2014, que dispõe sobre passagem adequada para gestantes, obesos e usuários de cadeiras de rodas nos caixas dos supermercados. Outra iniciativa, prevista na Lei Complementar 463/2014, garante espaço específico para descarte de embalagens descartáveis nos supermercados. Vale destacar, ainda, a Lei Complementar 497/2015, que obriga unidades de saúde a informar sobre o direito a acompanhantes de idosos e gestantes em trabalho de parto. Outro destaque vai para a Resolução 241-A/2014, que inclui no sítio eletrônico da Câmara Municipal dispositivo que garante o acesso de pessoas portadoras de deficiência auditiva e/ou visual, a todo o conteúdo publicado.

 

Agência PRB Nacional – Quais os principais desafios e carências do município e o que pode ser feito para solucionar tais problemas?

Daniel Guerra Caxias do Sul é uma cidade pujante, destaque no cenário nacional. Infelizmente ainda que tenhamos uma das maiores arrecadações do Estado, o município carece de infraestrutura em virtude da falta de gestão pública, administração eficiente próxima do cidadão, que enxergue as diversas facetas de um município e suas diferentes realidades. Entre os desafios está transformar o município em uma cidade mais humana, com infraestrutura que realmente suporte as necessidades da população na área da saúde e da educação. Infelizmente, Caxias do Sul investe mal o seu dinheiro, priorizando setores que não atendem diretamente as necessidades básicas da população. Para solucionar tais impasses, devem ser feitos investimentos nas áreas que são prioritárias e fundamentais para o desenvolvimento do município e que farão a real diferença na vida da população, diferente da atual administração da cidade, que gasta no supérfluo e não investe no básico e que é prioridade.

 

Agência PRB Nacional – O seu nome já foi confirmado pelo PRB como pré-candidato à Prefeitura de Caxias do Sul. Por que acredita ser tão importante ocupar esse cargo?

Daniel Guerra – Com muita honra, recebi o convite para representar o PRB nas eleições municipais de 2016. Sou pré-candidato à Prefeitura de Caxias do Sul e tenho recebido o apoio da militância local e estadual, de eleitores, amigos, simpatizantes e lideranças dos quatro cantos da cidade. Tenho muita vontade de ser o prefeito de Caxias do Sul e acredito que o município ganhará muito com uma gestão voltada realmente para os reais anseios da comunidade. Vou cumprir o meu mandato como vereador até o final deste ano, o qual atuo com dedicação exclusiva e, com a força da população caxiense, quero iniciar 2017 à frente de um dos mais importantes municípios do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Agência PRB Nacional – Além do seu nome para a disputa pela Prefeitura, o PRB já tem pré-candidatos definidos para a Câmara Municipal de Caxias do Sul no pleito eleitoral de outubro?

Daniel Guerra – Estamos construindo uma forte nominata para a Câmara Municipal de Caxias do Sul. Temos em torno de 30 pré-candidatos, dos quais temos a meta de eleger, pelo menos, três vereadores para a Legislatura de 2017-2020.

 

Agência PRB Nacional – O senhor é vice-presidente do PRB Caxias do Sul. Pode adiantar quais as principais propostas do PRB para o município?

Daniel Guerra – O PRB vem crescendo em Caxias do Sul de maneira surpreendente e tudo isso graças à migração de lideranças locais e da população, que entendem que o nosso projeto para o município é o que melhor atende as necessidades da população. Todos os meses, o PRB realiza reuniões, onde são discutidos os temas atuais, bem como apresentado soluções pela ótica dos republicanos, além de que, avançamos com os assuntos mais relevantes, criando projetos e apresentando na Câmara Municipal ou realizando indicações ao Executivo, sendo que muitos destes projetos já foram aprovados e as indicações acatadas.

 

Agência PRB Nacional – Para encerrar nossa entrevista, qual a mensagem que o senhor deixa para os republicanos caxienses?

Daniel Guerra – Aos amigos republicanos, agradeço o apoio e carinho de todos e dizer que temos o dever e a obrigação de construirmos um novo país, considerando o papel relevante que temos na vida pública e a esperança de mudança que representamos para a população.

 

Por Agência PRB Nacional
Colaborou: Renata Carraro / Ascom – vereador Daniel Guerra

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest