Com pré-candidatura nas ruas, Sueli Lara defende renovação política em Marabá

Com pré-candidatura nas ruas, Sueli Lara defende renovação política em Marabá

“Marabá nunca teve uma mulher à frente da prefeitura e apostamos neste projeto porque queremos ver a cidade se desenvolvendo”, afirmou Sueli

 

A entrevistada da semana é a republicana Maria Sueli Lara da Costa, conhecida como Sueli Lara, de Marabá (PA). Formada em Administração de Empresas, casada e mãe de dois filhos, ela é apaixonada por sua cidade e colocou o seu nome à disposição para concorrer à prefeitura do município.

Apesar de nova na política, Sueli é experiente em gestão. Além da formação, a republicana é servidora pública da Secretaria Estadual da Fazenda há 27 anos. Dedicada ao resgate da cidadania e de políticas públicas voltadas para as mulheres e jovens, se eleita, será a primeira mulher a comandar o município.  À Agência PRB Nacional, a republicana falou das expectativas e desafios de sua pré-candidatura.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Para começar, conte-nos um pouco quem é Sueli Lara e como decidiu entrar na política.

Sueli Lara – Nunca ocupei cargo eletivo, mas no ano passado, decidi entrar na política e filiei-me ao PRB. Tenho total identificação com o partido, pelos princípios partidários, as boas referências dos líderes aqui de Marabá e da Executiva Nacional. Essa seriedade do partido, da ética, me motivou muito a fazer essa parceria que vem dando muito certo.

 

Agência PRB Nacional – Por que aceitou o desafio de disputar a Prefeitura de Marabá?

Sueli Lara – Pelo sentimento que temos de viver em um município que é estratégico para o País, mas está vivendo seu pior momento da história, pois não está sendo gerido como deveria. Acredito na capacidade de mudança. Entendo que devemos descruzar os braços, agir e buscar meios para solucionar os problemas da população. Em função disso, por amor à cidade e ao seu povo batalhador, decidi disputar para, se eleita, lutar por uma cidade melhor e que tenha os recursos geridos da forma correta e com respeito à população, o que não vem acontecendo.

 

Agência PRB Nacional – Como está a preparação para a campanha?

Sueli Lara – Estamos conversando com os representantes de partidos, já temos o apoio de cerca de 11 legendas, que pensam como nós e possuem propostas convergentes.  Estamos construindo uma grande frente de reestruturação para Marabá, ouvindo as pessoas nos bairros, nas diversas localidades. Temos total apoio do nosso presidente municipal, vereador Elói Silva, do presidente estadual, Fábio Freitas, e, juntos, estamos empenhados para desenvolver um bom trabalho em prol de Marabá.

 

Agência PRB Nacional – Quais os principais problemas de Marabá? Como o próximo gestor deve trabalhar para resolvê-los?suely-lara-pre-candidata-prefeitura-maraba-pa-cedida-12-07-2016-03

Sueli Lara – Os principais problemas de Marabá estão relacionados à saúde e à falta de saneamento básico. Além disso, a cidade enfrenta uma violência desenfreada e muito desemprego. Na saúde, mais precisamente para as mulheres, o atendimento é precário. Aquela mulher que precisa fazer um tratamento de câncer de mama, por exemplo, tem que se deslocar quase 600 km até Belém, sem condições e sem apoio do gestor municipal. Isso precisa mudar e só é possível com o uso adequado dos recursos e com planejamento. Quanto à violência, vemos com frequência nossos jovens acidentados por conta da ingestão de álcool e drogas. Se houvesse campanhas educativas voltadas para este público, certamente não teríamos tantos casos. É preciso educar para mudar e isso se faz em conjunto, ouvindo as pessoas, vendo suas realidades e buscando soluções.

 

Agência PRB Nacional – Quais os principais desafios do próximo gestor municipal?

Sueli Lara – O próximo gestor tem muito o que fazer: organizar a administração, depois reduzir custos e priorizar os serviços básicos. É preciso organizar a saúde, investir na educação, desenvolver o polo industrial, levar capacitação para os jovens, motivá-los a se interessarem por cultura, criando políticas públicas que os contemplem e insiram no mercado de trabalho. Desenvolver as indústrias, Marabá é uma cidade polo, importante para o Estado do Pará.

 

Agência PRB Nacional – Como você avalia hoje a participação das mulheres na política? 

Sueli Lara – A mulher hoje já está ocupando um maior espaço como protagonista da política e em outras áreas estratégicas importantes. Mas, este espaço ainda é pequeno, afinal somos maioria no País. As mulheres têm força, mas acabam não tendo o devido reconhecimento. Está na hora de derrubar essa grande barreira, essa desigualdade na política. A mulher tem poder de voto, ela é maioria. Por que escolher apenas os homens? Vemos que muitos trabalhos desenvolvidos dentro das comunidades são encarados pelas mulheres: agricultura familiar, cursos de artesanato, bordados. Elas criam meios para sustentar suas famílias. Vamos despertar essa força feminina.

 

Agência PRB Nacional – Para terminarmos, deixe uma mensagens aos moradores de Marabá?

Sueli Lara – Hoje o País enfrenta um momento crítico na política e as pessoas estão desacreditadas. Em Marabá temos problemas, mas temos a esperança de que é possível contornar isso. Meu desejo é ter uma cidade melhor, com as pessoas conseguindo ser bem atendidas nos órgãos públicos, com serviços de qualidade, os jovens indo para a escola e se interessando por cultura, esporte e lazer. Um bom gestor precisa estar no meio do povo, ouvindo e vendo suas realidades. Somos uma alternativa viável e estamos conversando com todos, mostrando nosso projeto. Marabá nunca teve uma mulher à frente da prefeitura e apostamos neste projeto porque queremos ver a cidade se desenvolvendo. Tenho certeza de que, arrumando a cidade, teremos investimentos de empresas. Nosso presidente licenciado, ministro Marcos Pereira, que é uma referência para nós, tem nos apoiado e estou muito feliz em fazer parte desta parceria. O partido reconhece muito o valor das mulheres, dos jovens, conhece e defende o povo e por isso é que tem crescido e vai crescer muito. Há quase 30 anos trabalho vendo as necessidades do povo e acredito que podemos fazer algo melhor para Marabá.

Por Agência PRB Nacional
Foto: Ascom – Sueli Lara

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest