Com apenas 21 anos, Leonardo Caldas é o prefeito eleito mais jovem do Brasil

O jovem republicano foi eleito prefeito do município de Milagres do Maranhão (MA) com 52,44% dos votos válidos

Publicado em 4/10/2016 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 17:50

Na entrevista desta semana vamos conhecer a história e as propostas do prefeito eleito mais jovem do Brasil. Sim, ele é do PRB e se chama Leonardo Caldas, nascido em 5 de julho de 1995 e tem apenas 21 anos – a idade mínima exigida para o cargo – e venceu as eleições em um município de pouco mais de 8 mil habitantes, chamado Milagres do Maranhão (MA) na região norte do estado.

Leonardo contou que de início pretendia ser candidato a vereador, mas não demorou muito a mudar de ideia quando uma pesquisa apontou a preferência da população pelo nome dele como candidato à prefeitura. Apoiado pelo atual prefeito, filho da secretária municipal de saúde e com o slogan “Vote no Menino, que ele é 10”, Leonardo foi eleito com 52,44% dos votos válidos na eleição do último domingo, dia 2 de outubro.

Sobre os desafios que têm pela frente, o republicano disse que pretende investir em projetos de geração de emprego e renda para a juventude e na melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram na zona rural do município maranhense, que tem um menores índices de desenvolvimento humano do Brasil.

Confira a entrevista na íntegra:

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Como surgiu o desejo de ser prefeito?

Leonardo Caldas – Para dizer a verdade, eu sempre tive vontade de ser candidato a vereador. Não pensava em ser prefeito assim tão rápido. Desde pequeno acompanho meu tio José Augusto, que é o atual prefeito, e sempre gostei do trabalho dele para ajudar as pessoas. Tem também a minha mãe Arlene que sempre esteve ao lado do povo, ajudando. Ela é secretária municipal de saúde e sempre me motivou a entrar para a política. Na verdade, eu estava certo para ser candidato a vereador, mas fizeram uma pesquisa e botaram meu nome no meio. O resultado foi positivo eu apareci entre os melhores colocados. Depois fizeram outra pesquisa e fiquei em primeiro lugar. Aí não teve mais jeito, as pessoas começaram a me chamar de prefeito em todo canto que eu passava e aceitei o desafio de ser candidato. Graças ao apoio do povo, vencemos a eleição e estou aqui dando essa entrevista para você com o prefeito menino do Brasil.

 

Agência PRB Nacional – O peso da responsabilidade de ser prefeito não assusta?

Leonardo Caldas – A responsabilidade é mesmo grande, mas a gente tem que ter coragem para enfrentar. Sei que não vai ser fácil, mas tenho uma força de vontade enorme em ajudar as pessoas de minha cidade a ter uma vida melhor. Para que ter medo, basta a gente colocar Deus na frente, não ter medo de aprender e tratar bem as pessoas. Estou tranquilo com relação a esse desafio e me sinto preparado, determinado em fazer um excelente mandato de prefeito.

 

Agência PRB Nacional – Como você se sente ao saber que é o prefeito mais jovem do Brasil?

Leonardo Caldas – Rapaz, eu fico feliz demais. Mas também tem o peso da responsabilidade aí, não é? Eu não esperava que teria essa repercussão toda, a minha candidatura foi construída pelas pessoas que gostam e confiam em mim. Quero fazer um bom trabalho como prefeito e mostrar que a juventude também têm espaço na política e pode fazer bonito. Estou muito feliz, primeiro por ter sido eleito e segundo, por saber que sou o mais jovem do Brasil inteiro.

 

Os eventos que a campanha do PRB em Milagres do Maranhão promoveram foram todos assim, com as ruas e praças lotadas de gente.

Agência PRB Nacional – O que você pretende fazer para melhorar a vida do povo de Milagres do Maranhão?

Leonardo Caldas – Quero trabalhar muito para fazer de Milagres uma cidade referência em turismo. Nossa cidade já é conhecida pelo tradicional Festejo de Milagres do Maranhão, que é feito no mês de agosto e traz romeiros de todo o estado para festa da nossa padroeira, Nossa Senhora dos Milagres. Vamos ajudar a construir um santuário grande e trabalhar muito para melhorar, ainda mais, a infraestrutura da cidade para receber bem o povo. Sempre têm romeiros aqui, são vários ônibus e com o santuário vamos conseguir movimentar nossa economia e valorizar ainda mais nossa cidade. Pretendemos construir essa obra junto com a igreja. Esse é o nosso sonho, realizar esse projeto. Aqui em Milagres é só o que o povo pede.

 

Agência PRB Nacional – A prefeitura também precisa melhorar a infraestrutura da cidade, não é mesmo?

Leonardo Caldas – Já temos uma boa infraestrutura e vamos trabalhar muito para deixar a cidade mais bonita e cuidada. Muitas ruas já tem asfalto e com nossa força e o apoio das pessoas, pretendemos pavimentar as demais ruas que ainda faltam.

 

Agência PRB Nacional – Na área de saúde, quais serão as prioridades do seu governo?

Leonardo Caldas – Já temos um atendimento de saúde bom aqui. Se você perguntar na região, o povo só fala bem da nossa saúde. Mas é claro que precisamos melhorar em alguns pontos e vamos fazer isso. Uma das primeiras coisas que vou fazer é comprar uma ambulância nova e mais equipamentos para os postos de saúde.

 

Agência PRB Nacional –  O que você pretende fazer para ajudar a juventude do município?

Leonardo Caldas – A gente vai tentar fazer o máximo possível para trazer mais emprego e renda para nossa juventude. Vamos valorizar bastante os jovens com projetos de esporte, lazer e cursos profissionalizantes. Muitos jovens ficam aqui naquela bebedeira, usando drogas e a gente tem que dar um jeito de fazer algo para tirar eles dessa vida. Queremos mais oportunidades para a juventude e ajudar nosso município a devolver e crescer com a força dessa moçada.

 

Agência PRB Nacional –  Com relação à população que mora na zona rural, o que você pretende fazer para ajudar essas pessoas a ter uma vida melhor?

Leonardo Caldas – O caminho que entendo ser o mais correto é de buscar projetos rurais para ajudar o homem do campo a plantar e colher. São muitas pessoas que passam necessidade e eu conheço essa realidade bem de perto. Só quem é pobre sabe o que é a pobreza, as pessoas dependem muito da força da prefeitura para ter uma vida melhor e eu vou fazer o máximo para mudar essa realidade triste. Em todo canto que eu chegava, o povo me recebia bem. Nós visitamos todas as casas do município e fomos bem recebidos em todas elas. Tomei cafezinho, teve biscoito e muita farinha de puba, e conversei muito com o povo. Agora chegou a minha vez de tratar bem o povo.

 

Agência PRB Nacional –  Durante toda a campanha, qual foi o momento mais marcante?

Leonardo Caldas – Teve um senhor de quarenta e poucos anos que me pediu, chorando, a instalação de energia elétrica na comunidade rural que ele mora. Ele me contou, com lágrimas nos olhos, do sonho de chegar em casa e ter água gelada para beber, de ter uma televisão na sala para ver o jornal e de poder acender luz na casa para iluminar a escuridão. Eu me emocionei muito, aquilo mexeu comigo demais. Lá tem poucas casas, são apenas sete famílias. O povo lá tentou muito e não conseguiu instalar a energia. Essas famílias só tem o rádio porque funciona com pilha. A gente sente nesses momentos o tamanho da responsabilidade que um prefeito tem.

 

Agência PRB Nacional – Com relação ao PRB, o que você tem a dizer sobre o partido?

Leonardo Caldas – O partido foi bem aceito aqui na cidade. Quando foi para escolher, recebi convites para entrar em outros, mas eu vi que o PRB era o melhor. Vamos buscar o apoio do partido para ajudar a gente a governar bonito. Lá em São Luís, vamos atrás do deputado estadual Júnior Verde e também do deputado federal Cleber Verde em Brasília. Milagres precisa de apoio e vamos buscar essa ajuda.

 

Agência PRB Nacional – Diante da sua vitória na urnas, o que o povo de Milagres do Maranhão pode esperar da sua gestão?

Leonardo Caldas – Muito empenho, força de vontade e trabalho, para melhorar a vida da população. Apesar ser muito novo, um menino, sei que posso fazer muito e vou correr atrás de todos os recursos para deixar meu nome na história como o prefeito mais jovem e o que mais fez coisas boas na cidade. Agradeço de todo o meu coração a força que as pessoas me deram e vou fazer de tudo para melhorar a vida do povo de Milagres do Maranhão. A população não vai se decepcionar na prefeitura comigo não. Quero fazer um excelente governo e ajudar a população a ter uma vida melhor. Eu tenho uma vontade muito grande de ajudar, principalmente, o povo mais pobre. Sei que tenho uma grande missão pela frente e estou ciente do tamanho da responsabilidade e desafio.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

Reportar Erro
Send this to a friend