Com 80 anos, Lauro Rocha está em campanha pela reconstrução de São Cristóvão (SE)

Muito conhecido na cidade, Lauro Rocha representa a boa política, aquela feita com respeito pelo povo.

Muito conhecido na cidade, Lauro Rocha representa a boa política, aquela feita com respeito pelo povo

Na entrevista desta semana, fomos conversar com o Lauro Rocha, candidato a prefeito pelo PRB em São Cristóvão, cidade situada na região metropolitana de Aracaju (SE). Ex-funcionário da Marinha Mercante do Brasil na década de 60, o republicano tem história para contar na política. Além de ter sido deputado estadual, ele já foi prefeito por dois mandatos em São Cristóvão e agora, depois de mais de 24 anos, resolveu aceitar o pedido dos amigos e conhecidos para disputar novamente a eleição para prefeitura da cidade.

Enganado está quem pensa que a idade de Lauro Rocha é algum impedimento para governar o município no qual ele nasceu e se criou. Preocupado com a juventude da cidade e a geração de emprego e renda, o candidato tem como meta preparar a cidade para os jovens e garantir o desenvolvimento local. Ele entende que o prefeito é servidor do povo e precisa trabalhar para levar mais qualidade de vida para a população. Confira a entrevista na íntegra que Lauro Rocha concedeu à Agência PRB Nacional.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Lauro, conte-nos sobre sua trajetória política. 

Lauro Rocha – A minha vida política começou no Rio de Janeiro quando eu servi à Marinha Mercante do Brasil por 10 anos. Eu era suboficial e fui representante da categoria no sindicato. Por conta desse envolvimento com as causas coletivas, comecei a participar ativamente da política. Quando retornei para São Cristóvão, logo após o golpe militar em 1964, participei diretamente da eleição de 1966. Na época, nosso partido teve mais votos que o candidato da Arena, que representava a situação. Seis anos depois, fui candidato a vereador por Aracaju, para ajudar o MDB a conquistar mais espaço na capital, mas não fui eleito. Em seguida, já em 1974, me candidatei a deputado federal e também não obtive êxito. Em 1976, disputei a eleição para prefeito de São Cristóvão e conseguimos vencer. O mandato, naquela época, era de seis anos, e fiquei no cargo até 1982. Depois fui eleito deputado estadual e ocupei o cargo de segundo secretário da Assembleia Legislativa de Sergipe. Em 1988, nas eleições municipais, fui eleito prefeito novamente. Assumi a prefeitura em 1989 e terminei o mandato em 1992. Essa é minha trajetória política de serviço prestado ao povo da nossa São Cristóvão.

 

Agência PRB Nacional – Depois de 80 anos de vida, com os filhos e netos criados, o que motivou o senhor a voltar para a política e tentar ser, pela terceira vez, prefeito de São Cristóvão?

lauro-rocha-prefeito-sao-cristovao-se-foto1-ascom-08-09-2016Lauro Rocha – O que me motivou foi o abandono do município. Nós moramos numa cidade que já foi a capital do estado, é a quarta mais antiga do País, elevada à categoria de Cidade Histórica pelo governo estadual em 1938 e tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1967. Mesmo com todo esse reconhecimento, o município está pedindo socorro, agonizando com uma gestão desastrosa. A comunidade está desmotivada com o quadro político e nós estamos com o propósito de mudar essa história triste, de trabalhar para devolver a autoestima aos moradores de São Cristóvão, que por falta de oportunidade na cidade, tem saído do município para outras cidades e, principalmente, para a capital Aracaju. A gente sente muito por tudo isso, primeiro pela falta de segurança, a saúde está ruim e só deixa a desejar, não temos saneamento básico, dentre outros problemas. Nossa cidade faz parte do aglomerado de Aracaju e nós estamos carentes da presença dos governos na cidade. Antigamente, tínhamos o famoso Festival de Artes conhecido em todo o Brasil, a Festa do Agricultor e hoje nada disso existe mais. O município tem um potencial turístico enorme e nós estamos vendo que tudo isso foi por água abaixo. A comunidade não está acreditando mais na política e nos políticos. Como eu moro aqui, sou daqui e desde a década de 60 estou aqui junto com o povo, as pessoas estão pedindo a minha contribuição. Diante disso, assumi o compromisso: vou trabalhar muito para preparar a cidade para os jovens, com um futuro melhor, diferente do que estamos hoje. Nós estamos com um plano de governo focado nas secretarias de Juventude, Esporte e Lazer e Turismo. Então, eu estou determinado a dar minha contribuição ao povo de São Cristóvão. Além disso, tenho pedido muito a Deus, saúde e sabedoria para fazer tudo que for certo.

 

Agência PRB Nacional – Então, na verdade, a sua candidatura é um resgate da boa política, aquela comprometida com o povo?

Lauro Rocha – Justamente isso. Mesmo na idade que estou, ainda tenho muita saúde e cabeça boa para governar com foco na melhoria da vida de nossa gente. Para minha alegria, estou pontuado entre os primeiros colocados na preferência dos eleitores. Os adversários mesmo dizem que vão disputar a eleição comigo. Todos eles dizem isso. Aqui são seis candidatos a prefeito e se você perguntar a cada um deles a resposta será a mesma. Eles afirmam que o nosso projeto tem força e que vão disputar a eleição comigo.

 

lauro-rocha-prefeito-sao-cristovao-se-foto2-ascom-08-09-2016Agência PRB Nacional – Pode contar para gente qual é o seu maior sonho para São Cristóvão?

Lauro Rocha – Primeiro vencer as eleições e, depois, durante o mandato, deixar meu nome em mais uma página da história de São Cristóvão como um prefeito que fez muito pela cidade e contribuiu com a melhoria da qualidade de vida do nosso povo. Esse é meu maior sonho. Quero fechar minha participação na política com chave de ouro, com dignidade e respeito à coisa pública. Eu não tenho projeto político longo, o meu projeto é esse, fazer agora, muito pelo povo sem comprometer a gestão. A idade vai chegando e a gente tenta ter uma velhice tranquila e, justamente por causa disso, estou determinado em contribuir e deixar a cidade para que os jovens possam tomar conta.

 

Agência PRB Nacional – Nós imaginamos também que o senhor, depois de ser prefeito por dois mandatos e ter deixado uma história bonita para ser contada, não vai ser agora que deixará alguma mancha na sua trajetória política, não é mesmo?

Lauro Rocha – De jeito nenhum e, principalmente, agora que sou candidato pelo PRB, partido que tenho muito orgulho de representar. Não posso falhar comigo mesmo, até pela responsabilidade muito grande que tenho pela frente. Sei que muita coisa mudou de 1990 para cá, mas eu tenho uma cabeça boa e muita humildade para fazer meu trabalho bem feito. Penso que o importante é o coração bater no peito com aquela emoção forte de sempre e estar disposto a ajudar o povo.

 

Agência PRB Nacional – O senhor falou que São Cristóvão estão abandonada. Quais são os maiores problemas enfrentados pela população atualmente?

Lauro Rocha – Nós temos um município de 470 km², uma população estimada em 90 mil habitantes e um crescimento populacional muito alto pela proximidade de Aracaju. Mas, os serviços públicos não estão atendendo a população e o povo sofre com isso. A nossa preocupação é oferecer autoestima ao povo e fazer o dever de casa bem feito. Ninguém será o salvador da pátria, mas tenho a obrigação moral e ética de fazer tudo que for possível para mudar essa realidade triste que estamos passando. A gente pretende trabalhar de acordo com a realidade orçamentária do município. Sei que a receita é pequena, mas nós temos que aplicar centavo por centavo em benefício da comunidade, pois é quem paga os impostos e merece todo o respeito. Se for eleito, não vou ser um desses ‘prefeitões’ que tem aqui, cheios de arrogância e falsidade, serei um funcionário do povo durante os quatro anos de mandato. Peço que me dê essa oportunidade para desenvolver meu trabalho de forma única e exclusiva, em benefício do município. O cargo de prefeito não é emprego, não é profissão, ser prefeito é uma missão, uma oportunidade de trabalhar pelo povo e para o povo. É esse o meu objetivo.

Ao lado do deputado federal e presidente do PRB Sergipe, Jony Marcos

Agência PRB Nacional – Fala para gente quais são as principais propostas do seu plano de governo?

Lauro Rocha – Nós temos 42 povoados e 100% dessas comunidades não têm serviços públicos de qualidade e não têm esgotamento sanitário. E isso é um problema de saúde pública e, por isso, a nossa preocupação com essa questão. Além do saneamento, nós temos a proposta de diminuir os índices de violência, investindo em segurança pública. O prefeito pode fazer um convênio com o Estado de Sergipe para aumentar o número de policiais e cooperar com a melhoria da iluminação pública para que a criminalidade diminua. Outra coisa que precisamos resolver é corrigir o crescimento desordenado. Quanto mais cresce sem estrutura, mais problemas aparecem. Nossa cidade é considerada apenas um lugar para dormir, isso porque 90% da mão de obra é absorvida pelo mercado de trabalho de Aracaju. Em São Cristóvão, não tem indústrias e falta emprego para as pessoas. Nossa dificuldade é essa e diante desses problemas temos que trabalhar na criação de indústrias sem chaminés. Temos o compromisso de investir na área de turismo para gerar emprego, renda e desenvolvimento. Contamos com o apoio do deputado federal e presidente do PRB Sergipe, nosso amigo Jony Marcos. Esse é o nosso foco.

 

Agência PRB Nacional – Suas propostas são no sentido de oferecer mais oportunidades para a juventude. Como pretende fazer isso?

Lauro Rocha – Pela educação de qualidade. Quando estive na Marinha, viajei para Alemanha, Holanda, Espanha, Portugal e pude ver que a se população tem acesso à educação de qualidade, se desenvolve mais rápido. O bom prefeito precisa investir muito na educação. Se você fizer um estudo do desenvolvimento dos países, principalmente da Ásia e da Europa, vai constatar que o crescimento econômico foi resultado de uma excelente educação. O Japão foi arrasado na Segunda Guerra Mundial e eles investiram muito na educação. Hoje é um país de primeiro mundo. A Ásia está se desenvolvendo muito e nós esperamos que não somente São Cristóvão, mas que Sergipe e o Brasil sigam esse caminho também. A nossa esperança é que os governos municipais, estaduais e federal apliquem os recursos públicos na educação para que possamos viver num país melhor. O nosso país só vai desenvolver com investimentos acertados na educação.

 

Agência PRB Nacional – O senhor está otimista com o resultado das eleições?

Lauro Rocha – Com certeza. Estou muito otimista com a resposta que o povo dará nas urnas. Essa eleição será do PRB, do 10 e do candidato Lauro Rocha.

 

Agência PRB Nacional – Por que o cidadão de São Cristóvão deve votar em Lauro Rocha para prefeito?

Lauro Rocha – Na prefeitura, vamos trabalhar muito para oferecer autoestima a esse povo e vamos gerar emprego e renda para as famílias. Não é somente indústria que gera emprego, existe uma infinidade de outras áreas que podem fomentar nossa economia local. O turismo é um setor muito amplo no Brasil e se a comunidade pede meu nome para tirar São Cristóvão desse estado de abandono, espero corresponder levando benefícios para a população, de forma humilde, conversando com os governos estadual e federal para fazer de nossa cidade um ponto turístico de grande prestígio. São Cristóvão merece respeito, é uma ex-capital de Sergipe e não pode ficar no estado de abandono que se encontra. Essa responsabilidade não é só nossa, é um dever de todo o Estado de Sergipe e da União também. Por isso, digo que São Cristóvão merece todo o nosso respeito e a contribuição de todos para tirar a cidade dessa situação triste. Tenho muita esperança que vamos fazer o PRB governar São Cristóvão a partir de 1º de janeiro de 2017.

 

Agência PRB Nacional – Agradecemos pela atenção e desejamos sucesso na caminhada.

Lauro Rocha – Eu que agradeço e deixo aqui um convite ao povo brasileiro para conhecer nossa cidade. Além de uma excelente recepção por parte de nossa gente, temos muitas atrações turísticas e como destaque cito os dois excelentes museus que temos. Eles ficam na Praça da Cidade que é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico. Hoje essa praça é conhecida no mundo todo. Fica pertinho de Aracaju, são apenas 20 km. Vamos ficar muito felizes com a visita de vocês.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – Lauro Rocha

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest