Cleber Verde destaca os desafios do PRB Maranhão para 2016 e os projetos de Comunicação da Câmara

O deputado federal Cleber Verde (PRB-MA) fala sobre o mandato, as eleições 2016 e a gestão que tem feito como secretário de Comunicação da Câmara.

O deputado federal Cleber Verde (PRB-MA) fala sobre o mandato, as eleições 2016 e a gestão que tem feito como secretário de Comunicação da Câmara.

 

A entrevista dessa semana é com o deputado federal Cleber Verde, presidente do PRB Maranhão. Após três mandatos como vereador da capital São Luís, conquistou o primeiro mandato  na Câmara dos Deputados em 2008.

Há 7 anos no PRB e com uma história de vida de superação, Cleber Verde fala da infância, do início na política e dos desafios na condução do PRB Maranhão de olho nas eleições do ano que vem, além dos dos projetos que tem implementado enquanto secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados, cargo que ocupa desde abril deste ano. 

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Fale um pouco sobre a sua infância, quais as principais lembranças que vêm à memória?

Cleber VerdeLembrar da infância é falar da família e acima de tudo reconhecer a importância que ela tem como base, alicerce na construção do caráter. Eu sou de uma família humilde e iniciamos nosso trabalho, nossa vida, exatamente na feira. Eu fui feirante e deixei a atividade apenas aos 18 anos de idade, quando passei em um concurso público do Estado e também ingressei na universidade. Com isso, tive a oportunidade de trabalhar e complementar a renda familiar. Eu sou de Alto Alegre do Pindaré, um município a aproximadamente 300 quilômetros de São Luís. Somos uma família de seis irmãos muito unida e que teve a oportunidade de ter a atenção dos pais. Meu pai, muito humilde, queria que os filhos estudasse, então ele vendeu tudo que tinha no interior para nos levar para a capital, sem se importar onde iríamos morar nem o que iríamos fazer. Foi nesse aspecto que Deus nos abençoou e fomos trabalhar na feira. Isso não é nenhum motivo para vergonha, pelo contrário, nos enriqueceu muito enquanto conhecimento e oportunidade para conhecer pessoas e entender que a vida é feita de muito trabalho. Portanto, tive a oportunidade de sair do interior e ir para capital estudar e realizar o sonho de nossos pais, que era fazer o ensino médio e ingressar na universidade.

 

Agência PRB Nacional – Quem é Cleber Verde?

Cleber Verde: Eu posso resumir que é uma pessoa simples, que tem a formação com base numa família simples também e que conserva acima de tudo, e eu peço a Deus a todo momento que mantenha, a humildade. Eu penso que uma das marcas do cidadão, não importa o que ele venha a ser na vida, o cargo que ele venha ocupar, qual a condição econômica e social, é a humildade. Então o Cleber Verde é uma pessoa formada na base de uma família que entende a importância do pai e da mãe, da união familiar, dos amigos e que, essencialmente, que buscou sua formação. Hoje eu sou advogado e estou no quinto mandato, graças a Deus e ao povo do Maranhão. Tenho procurado acima de tudo manter a humildade. De alguma forma e com muita humildade, creio que poderia resumir o Cleber Verde como um sinônimo de trabalho e amor ao próximo.

 

Agência PRB Nacional – Como foi o início na política? O que despertou o senhor para a vida pública?

Cleber Verde – Eu tive oportunidade de trabalhar na feira e isso me deu uma oportunidade enorme de fazer amizades. Da feira, fui fazer faculdade de matemática, depois fui professor do ensino fundamental e médio, nas escolas do município e rede particular. Passei no concurso para o governo estadual e, em seguida, fui aprovado para trabalhar no governo federal. Na verdade estou licenciado. Eu sou funcionário público federal do INSS, o que me permitiu conhecer muita gente, dialogar, ser conhecido por milhares de pessoas que nos procuravam. Ocupei o cargo de chefe de posto logo no começo e gerente regional. Então essa bagagem de diálogo, entendimento e conhecimento motivou as pessoas a me chamarem para vida pública, considerando a forma como eu tratava as pessoas no dia a dia, independente do interesse político, que não havia naquele momento inicial, quando eu tinha por volta de 22 anos de idade. A partir desse despertar, resolvi entrar para a vida pública. Fui candidato a vereador aos 24 anos, tendo recebido quase mil votos, não fui eleito, mas fiquei como primeiro suplente. Apesar de não ter nenhum histórico político na família, acabei obtendo uma votação significativa. Disputei em seguida a eleição para estadual e também não tive êxito e somente na terceira campanha para vereador, ou seja, depois de quatro anos, com 27 anos de idade eu ingressei na Câmara Municipal de São Luís como vereador da capital. Você imagina alguém que veio do interior, sem nenhuma base política e representar a população da capital maranhense? Passei a exercer o mandato de vereador e isso nos deu engajamento para eleição de deputado federal. 

 

Agência PRB Nacional – Falando agora sobre a organização do PRB no Maranhão. Qual o cenário do partido no estado? Quantas comissões provisórias ativas?

Cleber Verde – O PRB está organizado e atuando em todo estado do Maranhão, ou seja, em todos os 217 municípios. O trabalho que fizemos com muita responsabilidade e toda a liberdade na condução dada pelo presidente Marcos Pereira possibilitou o crescimento. Nós reforçamos a ideia de manter as executivas municipais firmes no propósito de conduzir a legenda, oferecendo todo apoio necessário para consolidar o trabalho. O resultado disso nós obtivemos nas urnas. O PRB Maranhão tem o maior número de prefeitos republicanos no Brasil, nós elegemos 24 prefeitos, hoje são 30. Saíram dois e entraram oito. Hoje, o PRB se prepara para as eleições municipais para eleger o maior número de prefeitos. Esse é o projeto de ampliar, na verdade, o número de prefeitos que temos e consolidar de uma vez por todas o PRB no estado. Nós temos mais de 100 vereadores, oito vice-prefeitos, três deputados estaduais e eu tenho a honra de estar no terceiro mandato de deputado federal, com a bênção de Deus e com a generosidade do povo do Maranhão.

 

Agência PRB Nacional – Deputado, qual é a estratégia adotada pelo PRB para as eleições de 2016?

Cleber Verde – É um desafio enorme e isso para nós é bastante motivador. Nós temos 80 pré-candidatos a prefeito e esse número pode aumentar em função, exatamente, do prazo que se tem agora até o dia 2 de abril. Em todo o Maranhão, nós temos candidatos a vereadores e estamos trabalhando para ampliar esse número também. A vida é feita de desafios. Nós estamos nos organizando, trabalhando para ter o maior número de candidatos possível em 2016. Com muita responsabilidade estamos selecionando os melhores nomes. A gente propõe buscar no município aquela liderança que esteja de fato comprometida com o ideal republicano. Já temos um grande número de pré-candidatos, com a perspectiva de fortalecer o partido nas câmaras municipais e ampliar a força do PRB nas administrações municipais. Nesse cenário, ao nos consolidar nas eleições municipais do ano que vem, pretendemos preparar o partido para 2018, sendo que o nosso grande objetivo é eleger pelo menos dois deputados federais. O propósito é, nesse momento, fortalecer a legenda no cenário municipal para que possamos, em seguida, ter a perspectiva de ampliar a nossa base no Congresso Nacional.

 

Agência PRB Nacional – Além de deputado federal atuante, o senhor ocupa desde março o cargo de secretário de Comunicação da Câmara. De lá para cá o que já foi feito? Quais foram os principais projetos implementados pela sua gestão?

Cleber Verde – Primeiro eu gostaria de agradecer a bancada federal do PRB. Eu estou na condição de secretário em função da orientação do partido. O presidente Marcos e o conjunto de parlamentares entenderam que o meu nome seria o mais indicado para a Secretaria de Comunicação. Isso foi histórico para nós, o PRB ocupar a primeira gestão da Secretaria de Comunicação na história da Câmara Federal. Lá nós estamos buscando trabalhar com muito respeito aos servidores. São quase 600 pessoas vinculadas à comunicação, entre concursados e terceirizados, que têm muito compromisso com a instituição. Eu procurei, assim que tomei posse, ouvir os servidores e garantir a eles o apoio da Casa para ampliar a atividade da comunicação (Rádio, TV e Jornal), especialmente para atender os interesses dos parlamentares. Olhar para a cultura, mas ao mesmo tempo focar naquilo que entendemos que é fundamental, que é permitir que a população possa conhecer o trabalho do parlamentar por meio desse processo da comunicação, da rede legislativa, que é transparente. Entendemos que a comunicação permite a transparência do processo legislativo ao tempo em que possibilita apresentar à sociedade brasileira, a produção legislativa de todos os 513 deputados. Esse é o papel, é o que estamos fazendo. Inclusive, na condição de secretário, estamos criando a Rede Legislativa Nacional para que possamos levar rádio e TV para as câmaras municipais e assembleias legislativas. O objetivo é criar uma grande rede legislativa para que possamos levar informação à população brasileira.

 

Agência PRB Nacional – Como está esse projeto? Já existem emissoras na rede?

Cleber Verde – A Câmara Federal faz parte da União e o Ministério das Comunicações repassa o canal para a Câmara dos Deputados e nós consignamos esse canal para as câmaras que manifestam interesse. Em Cuiabá, já está funcionando em tempo real, ao vivo, a rádio e a TV. Nós temos atualmente 13 estados em que a TV e a Rádio Câmara já estão nas assembleias legislativas. Já estamos em Baurú (SP) e em processo aberto para novas inaugurações em vários outros municípios. Quando levamos a TV Câmara para um município, como é multiprogramação, chega no município quatro faixas de canal digital. Vai a TV Câmara, Senado, um canal disponível para a assembleia legislativa e outra para a câmara municipal. O trabalho está avançando. Vamos ter, inclusive, um encontro nacional de Rádio e TV legislativas. A meta é ampliar, ainda mais, essa possibilidade de levar às câmaras de todo Brasil a oportunidade de ter o seu próprio veículo.

 

Agência PRB Nacional – Com relação ao mandato federal, o que o senhor tem feito para melhorar a qualidade de vida do povo maranhense? Quais são os principais projetos defendidos?

Cleber Verde – Desde que chequei à Câmara dos Deputados, minha bandeira foi muito clara: a defesa dos aposentados. Eu coordeno, desde que cheguei, a Frente Parlamentar dos Aposentados e Pensionistas. Não conseguimos avançar muito, mas em recente decisão do Congresso e com a sanção da presidente, avançamos no ponto fundamental: conseguimos colocar à disposição da população brasileira e dos trabalhadores, uma fórmula matemática que é a de 85/95. Isso vai substituir o fator previdenciário, que penaliza o trabalhador e tira o direito do aposentado em 30, 40 e até em 50%. Essa foi uma grande vitória. Não foi uma conquista do deputado Cleber Verde, mas sim uma vitória do Congresso Nacional, dos aposentados em forma especial. Eu também tive a oportunidade de coordenar a Frente Parlamentar de Apoio ao Pescador. O PRB deixou o ministério, mas nós não deixamos de apoiar os pescadores. Essa defesa veemente do trabalhador tem sido uma marca do nosso mandato e esperamos, com muita humildade, continuar trabalhando em favor do Brasil, colocando as ações e aprovando tudo que é de interesse do povo brasileiro. De forma especial, também, ajudando o povo maranhense com emendas ao Orçamento da União para ajudar os municípios. Ao destinar emendas para os municípios, estamos levando infraestrutura e ajudando a população a ter uma vida melhor. Esse é o comprometimento, nosso compromisso, nosso trabalho, continuar atuando na defesa do Brasil e de, forma especial, com um olhar para o Maranhão, que é um estado com índice de desenvolvimento humano  muito baixo que a gente precisa melhorar.

 

Agência PRB Nacional – Qual a mensagem que o senhor deixa para o povo do Maranhão e para os republicanos do Brasil?

Cleber Verde – Quero dizer a todos, com muita responsabilidade, com todo o compromisso que temos com o Brasil, de forma especial ao povo do Maranhão, de que nós convidamos a todos para me ajudar a fazer sempre o melhor. Tem uma célebre frase de Rui Barbosa, que diz assim: ‘Não há nada mais relevante para a vida social do que a formação do sentimento de Justiça’. Então, o que eu desejo nessa oportunidade é que o PRB, com o conjunto de deputados e senador, possa ajudar o Brasil na aprovação de medidas importantes para a população. Que nós possamos fazer justiça ao povo brasileiro, colocando os recursos e projetos à disposição da sociedade, que possamos cada vez mais melhorar o nosso país. Esse é o nosso desejo, de ter a certeza que o nosso mandato vai estar sempre à disposição do povo brasileiro e de forma muito especial ao povo maranhense.

Agência PRB Nacional – Deputado, obrigado pela atenção.

Cleber Verde – Eu que agradeço pela oportunidade de falar um pouco da minha história e do meu trabalho.

 

Texto: Maurizan Cruz – Liderança do PRB na Câmara, especial para Agência PRB Nacional
Foto: Roberto Ribeiro

Assista o vídeo da entrevista

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest