Cláudio Queiroz representa mais cidadania e desenvolvimento para Valença (BA)

Claudio é formado em Administração de empresas, tem pós-graduação em Gestão Governamental e em

A convenção partidária que vai confirmar o nome de Cláudio como candidato a prefeito e definir o nome do vice e dos candidatos a vereador será realizado no dia 4 de agosto, às 19h

 

A nossa primeira entrevista deste mês de agosto é com o pré-candidato a prefeito lá de Valença, no litoral da Bahia, que acredita na força da participação popular e na boa política. O nosso entrevistado é Cláudio Queiroz, empresário, casado e pai de um filho de 8 anos. Ele já foi presidente da CDL, prefeito de Valença entre 2006 e 2008 e nestas eleições representa a força de transformação republicana.

Em bate papo com a Agência PRB Nacional, ele fala sobre o desejo de ser prefeito para cuidar do município com zelo a coisa pública e respeito aos cidadãos. Confira a entrevista.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Cláudio, agradecemos por ter aceito nosso pedido de entrevista.

Cláudio Queiroz – Eu que agradeço à Agência PRB Nacional por essa oportunidade de falar um pouco sobre as nossas ideias para Valença.

 

Agência PRB Nacional – O que a sua pré-candidatura representa para a população de Valença?

Cláudio Queiroz – Nós temos um projeto de governo que representa a retomada do respeito à cidadania com políticas públicas eficientes, de forma especial, nas áreas de saúde, educação e assistência social e, também, a garantia dos direitos do funcionalismo público, que nos últimos anos vem sendo deixado de lado. Com essas ações nós teremos condições de gerar desenvolvimento com novos investimentos e, consequentemente, geração de emprego e renda. Além disso, temos o compromisso de atuar intensamente para diminuir os índices de violência e oferecer uma melhor qualidade de vida para as pessoas em Valença. É dessa forma que temos discutido com as associações de bairro e pequenos produtos rurais. Temos um município com 30% da população morando e trabalhando na zona rural e essa preocupação de gerar oportunidades para inclusão social é muito importante para nós.

 

Agência PRB Nacional – Como surgiu esse desejo de voltar a ser prefeito de Valença?

Cláudio Queiroz – Em 2009 eu deixei a prefeitura e confesso que pensei em desistir da política pelas decepções e todas as dificuldades do processo político em nosso país. No entanto, as manifestações positivas das pessoas em reconhecimento a tudo que nós fizemos, na condição de prefeito entre 2006 e 2008, me fizeram refletir e colocar meu nome à disposição para servir as pessoas e não para me servir. Eu percebi que se o povo quer e pede mudança, nós não podemos nos acovardar diante da politicagem. Penso que se existissem mais políticos com esse comprometimento, a situação estaria melhor, menos dolorosa e violenta com está atualmente.

 

Agência PRB Nacional – Na sua avaliação, quais são os principais problemas do município?

Cláudio Queiroz – Nós temos a ausência de políticas públicas de saúde, a insegurança da população com relação ao aumento da criminalidade é outro problema grave e a falta de oportunidade de emprego em nossa cidade são, com certeza, nossos maiores desafios. Nós temos visto que, principalmente, a juventude não tem tido perspectivas de inclusão no mercado de trabalho. Isso traz muita preocupação para gente, na medida que percebemos que a violência cresceu muito e tem sido reflexo da falta de oportunidades na cidade. Os jovens, muitas vezes, seguem um caminho errado pela falta de emprego e oportunidade de lutar pelos sonhos com dignidade. Eu penso que esses três pilares: saúde, educação e emprego representa as bases que nós temos que construir para atacar de imediato a questão das necessidades locais.

 

Agência PRB Nacional – De que forma você acredita que o município pode ajudar a controlar a onda de violência?

Cláudio Queiroz – Eu acredito que embora constitucionalmente a responsabilidade pela Segurança Pública seja do Estado, não podemos esquecer que é no município que as pessoas estão diariamente enfrentando os dilemas e as alegrias da vida. Por isso, entendo que a prefeitura precisa atuar em parceria com o governo estadual com objetivo de desenvolver ações pontuais dentro da capacidade de investimento da prefeitura para reduzir a violência local. Não é somente a questão de combater o crime com a força policial, mas sobre tudo de um trabalho contínuo e intenso de prevenção. E isso se faz com políticas públicas eficientes em todas as áreas como: saúde, educação, assistência social e desenvolvimento da infraestrutura da cidade para captação de novas empresas e geração de emprego e opções de lazer e cultura para a juventude. Eu vejo de uma forma muito sistêmica que a gente precisa pensar em todas essas áreas para que a violência diminua. Quando eu estive como prefeito, nós implantamos a Guarda Municipal e, agora, entendo que é preciso ter uma Secretaria Municipal de Segurança. Isso vai possibilitar uma parceria com as policias civil e militar para criar uma estratégia de atuação preventiva e de repressão ao crime na cidade.

 

Agência PRB Nacional – Quais devem ser as prioridades do próximo governo municipal?

Cláudio Queiroz – Nós precisamos voltar a ter os postos de saúde da família em funcionamento e atendendo à população porque atualmente eles não estão funcionando como deveriam. Essa questão tem sido uma reclamação constante nos diálogos que eu tenho tido com as comunidades. As pessoas afirmam que não tem medicamentos e que faltam profissionais de saúde para atender o povo a contento. Na cidade tem a Santa Casa de Misericórdia que está passando sérias dificuldades financeiras, como outras tantas do Brasil inteiro, mas essa unidade de Valença presta um trabalho de caráter regional e a iminência do fechamento dela pode criar um verdadeiro colapso na saúde do município e toda região. Entendemos que é preciso reativar o Conselho Municipal de Saúde para que possamos discutir estratégias e caminhos para a Santa Casa não feche as portas e para que nós possamos retomar o funcionamento adequado dos postos de saúde da família e as outras ações que envolvem a saúde básica. Temos uma UPA que está sendo implantada há 7 anos e até hoje não está atendendo à população.

 

Agência PRB Nacional – Como estão as conversas com outros partidos? 

Cláudio Queiroz – Estamos com seis partidos que caminham com a gente, mas estamos buscando construir um leque maior de alianças programáticas para construirmos um projeto de governo que recupere as condições da cidade e que os moradores sintam atendidos pelo governo. Valença tem uma vocação turística muito forte, nós temos a praia de Guaibim – umas das mais bonitas da Bahia – e bem próximo de Valença estão as praias de Morro de São Paulo, Gamboa, Boipeba e outras belas praias do litoral baiano. Eu entendo que não existe como pensar em gerar essa atração externa de investidores se a cidade não estiver servindo bem aos próprios moradores. Eu penso que conversando com os partidos e outros pré-candidatos nós podemos juntar as nossas experiências e fazer um bom programa de governo para servir ao povo de Valença.

 

Agência PRB Nacional – Como estão os preparativos para as candidaturas de vereador? O grupo tem bons nomes?

Cláudio Queiroz – Nosso time de pré-candidatos a vereador é formado por excelentes nomes, inclusive, alguns vão buscar a reeleição. Do PRB são 9 nomes e do grupo todo nós temos em torno de 35 pré-candidatos. A nossa expectativa é de que possamos ampliar a representação do PRB na Câmara Municipal de Valença. Atualmente existe um representante lá e a meta é chegar 3 ou 4 republicanos eleitos. Estamos trabalhando muito para eleger bons parlamentares dos partidos aliados e assim fazer uma ampla maioria para garantir uma governabilidade tranquila, com menos embates e mais proposições de ideias e projetos.

 

Agência PRB Nacional – Conta para gente sobre a sua trajetória na política?

Cláudio Queiroz – Eu venho da área empresarial e entrei para política por participar do associativismo na região de Valença. Fui presidente da Câmara de Dirigentes Logistas durante 8 anos e em 2004 disputei a eleição para prefeito. Nosso projeto ficou em segundo lugar, mas o candidato eleito foi cassado por uso da máquina administrativa durante a campanha e eu assumi a prefeitura em 2006 e fiquei até o fim do mandato.

 

Agência PRB Nacional – Fale um pouco sobre sua experiência como prefeito de Valença.

Cláudio Queiroz – Nós conseguimos fazer muito pelo município em apenas dois anos de mandato e, agora, temos condição de promover uma verdadeira transformação social na cidade. Eu já demonstrei meu compromisso com a população quando estive na prefeitura e, por isso, entendo que nosso projeto tem muito a oferecer para o desenvolvimento de Valença. Lembro que quando assumi, encontrei uma cidade arrasada e com muitos problemas. Os salários dos servidores estavam atrasados, sem atendimento de saúde e não tinham ambulâncias para atender as demandas dos postos de saúde. Para entender como a situação estava caótica, nem crédito a prefeitura tinha para pagar a travessia pelo ferry boat, que é um sistema que liga Itaparica a Salvador pelo mar. A prefeitura estava com contas reprovadas e o nome do município estava negativado, impedido a gente de fazer convênios e receber recursos do governo federal e estadual. Foi um desafio enorme, mas conseguimos desenvolver um planejamento de curto prazo e colocar a casa em ordem, tanto é que hoje o nosso nome é lembrado por ter feito um bom governo e por conta disso estamos bem nas pesquisas eleitorais. Na época, retornamos a capacidade de atendimento dos postos de saúde, compramos 14 veículos, entre os quais estavam uma UTI móvel e uma unidade móvel odontológica. Além disso, conseguimos fazer uma parceria com o governo do estado para construir três novos colégios de ensino médio na zona rural, desenvolvemos um programa de pavimentação de ruas para atender a grande maioria dos bairros e comunidades do interior como: Bonfim, Serra Grande e Guaibim. Nós, também, pavimentamos o bairro Novo Horizonte, que é hoje a maior área de desenvolvimento urbano de Valença; fizemos convênios com o governo federal e construímos as 300 primeiras casas populares na cidade, em que o município fez um aporte de R$ 750 mil de contrapartida. Eu digo que nós avançamos bastante no processo administrativo de planejamento e desenvolvimento e essas ações se traduziram em captação de investimentos para a cidade. Durante esse período de 2006 a 2008, tivemos a entrada de várias empresas grandes em nosso município. Foram essas e várias outras ações que possibilitaram a oportunidade, de mais uma vez, colocar meu nome à disposição do povo para fazer mais e melhor por Valença.

 

Agência PRB Nacional – O que motivou a escolha pelo PRB nessa sua nova fase na política?

Cláudio Queiroz – O que me motivou foi um primeiro contato que tive com a nossa presidente estadual e deputada federal Tia Eron. Naquele momento eu já percebi a clareza e a segurança que existia dentro do PRB e eu me identifiquei bastante com o projeto político apresentado para mim naquele dia. No PRB, eu vi a mesma vontade que tenho de enfrentar os desafios da vida pública, se expor e assumir a responsabilidade pela solução dos problemas do município com pessoas comprometidas com o bem da cidade. Então, a escolha pelo PRB se deu pela identificação desse perfil, pela vontade de fazer algo melhor pelas pessoas. Outro ponto que me chamou muito à atenção foi a seriedade, visão respeitosa pelos princípios de sociedade justa e pela defesa dos valores da família. Eu agradeço muito por esse primeiro contato com a deputada. Foi aquele momento que possibilitou essa minha nova fase na caminhada política. Devo isso à Tia Eron e sou grato a ela por estar no PRB hoje.

 

Agência PRB Nacional – Antes de encerrar nossa entrevista, fale um pouco da sua vida pessoal, profissional e política.

Cláudio Queiroz – Tenho 44 anos, sou casado com uma mulher incrível que se chama Laura, tenho um filho de 8 anos, sou formado em Administração e em Direito e tenho especialização em Auditoria Governamental. Além disso, tive a oportunidade de fazer o Programa de Gestão Avançada da Amana Key, o curso técnico em contabilidade e participei de vários cursos na área empresarial como Sebrae Ideal, Impretec etc. No lado profissional, atuei na área empresarial de combustíveis e atualmente trabalho com consultoria. Já no serviço público, além de ter sido prefeito de Valença, fui diretor da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia da Bahia, coordenador do Programa Produzir da Bahia, que tinha o combate a pobreza rural como objetivo e, também, fui secretário executivo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Integração Regional até meados de 2014. Após isso, me afastei da área pública e passei a trabalhar como consultor.

 

Agência PRB Nacional – Cláudio, agradecemos pela atenção e desejamos sucesso na campanha deste ano em Valença.

Cláudio Queiroz  – Eu que quero agradecer por esse espaço e pela atenção que me foi dada.

 

Por Agência PRB Nacional
Foto: Richard Mas Fotografia / Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest