“As pessoas estão se encantando pelo PRB em Mato Grosso”, destaca Serys Slhessarenko

serys-slhessarenko-prb-entrevista-da-semana-25-09-15

Serys Slhessarenko se filiou ao PRB em 29 de junho deste ano e tem trabalhado bastante para fortalecer o partido na capital e no interior do Estado de Mato Grosso.

 

O PRB tem como meta ampliar a representação nas câmaras municipais e prefeituras de todo país a partir das eleições municipais de 2016. Na entrevista desta semana, conversamos com a pré-candidata a prefeita de Cuiabá (MT), a ex-senadora Serys Slhessarenko, para saber como andam os preparativos visando as eleições do próximo ano.

Serys é atual presidente municipal do PRB Cuiabá e faz parte da Executiva Estadual do partido. Com mais de 20 anos de vida pública, ela foi deputada estadual por três vezes e senadora da República de 2002 a 2010. Após passar por outros dois partidos, a ex-senadora tem atuado para fortalecer o PRB em Mato Grosso com a filiação de novas lideranças em todos os municípios do estado.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Nesses dois meses de PRB, o que já foi possível fazer para preparar o partido para as eleições de 2016, tanto na capital quanto no interior?

Serys Slhessarenko – Tem sido uma batalha enorme porque o Estado de Mato Grosso é muito grande, o terceiro maior estado em extensão territorial do Brasil e com uma densidade demográfica muito pequena. Somos apenas 3 milhões de habitantes e pouco mais de 2 milhões de eleitores. Então, é um estado de território muito grande com pouca gente, e aí fica o que? Um trabalho imenso. Semana passada, estive em cinco municípios e para chegar a essas cidades, tive que percorrer 2,5 mil quilômetros. É muito difícil. Quando me filiei ao PRB, realizamos um levantamento sobre os municípios que tinham representação do partido. Na primeira análise, foi constatado que o partido estava presente em pouco mais de 50 municípios. Quando fizemos uma avaliação mais aprofundada, descobrimos que muitas comissões provisórias não estavam mais ativas, o que resultou em apenas 25 das 141 cidades que fazem parte do Estado de Mato Grosso.

Diante desse cenário, saímos à luta.Todos os dias, com o presidente Rogério Rossetti e outras duas ou três pessoas, fomos à luta para mudar esse quadro. Nesses últimos dois meses, fizemos reuniões, praticamente, diárias. Trabalhamos muito e o resultado tem sido muito bom. Hoje, saltamos de 20 para 82 municípios com comissões provisórias ativas. Isso é um resultado muito significativo e nós estamos trabalhando muito para chegar até o dia 30 de setembro aos 90. Temos como meta lançar pelo menos 15 candidatos a vereador em cada um dos municípios em que o PRB estiver organizado.

Estamos pedindo aos presidentes municipais que façam a filiação dos pré-candidatos até o dia 30 de setembro. Essa é a empreitada de agora, criar comissões provisórias e trazer o máximo de pessoas com potencial político para o PRB em todo o estado. Na capital, estamos adotando a mesma estratégia, e já temos 25 pré-candidatos a vereador. No dia 30, vamos fazer uma reunião para avaliar a situação e estabelecer os próximos passos para as eleições de 2016. Estamos aguardando a decisão da Presidência da República sobre o projeto da Reforma Política. Caso o prazo de filiação seja diminuído para seis meses, teremos até abril para ampliar, ainda mais, a força do PRB até as eleições municipais. A nossa expectativa é pela aprovação, para que possamos formar o partido em todos os 141 municípios mato-grossenses.

 

Agência PRB Nacional – Como está a organização do PRB em Cuiabá?

Serys Slhessarenko – Não tem sido fácil organizar o partido em apenas dois meses, mas com muita dedicação temos conseguido. Na capital, além de fortalecer o partido com novas filiações, conseguimos empossar o coordenador estadual do PRB Juventude (Arthur da Mata). A posse foi feita durante a visita do senador Marcelo Crivella, no final de agosto. Estamos esperando passar o dia 30 de setembro, até lá, estamos dedicados a formar mais comissões e filiar pré-candidatos. O interessante é que as pessoas estão enaltecendo a nossa dedicação e estão gostando de ver nossa organização. Nesse empenho para trazer gente boa para o partido, alguns dirigentes de outras legendas, diziam que o PRB não existia e não tinha ninguém aqui no estado. Agora, a realidade é outra, as pessoas estão disputando o PRB. Estamos a todo momento buscando a conciliação em municípios onde dois ou mais grupos querem se filiar ao PRB. O bonito da história é que as pessoas estão lutando pelo PRB, e isso para mim é o mais gratificante. As pessoas estão se encantando pelo partido, que até então não era conhecido em Mato Grosso.

 

Agência PRB Nacional – A meta nacional do PRB é triplicar o número de vereadores eleitos em todo país. Qual a expectativa para Cuiabá?

Serys Slhessarenko – Em nível de estado, vamos cumprir essa meta. Já em Cuiabá, estamos aguardando o resultado da Reforma Política. Se abrir essa lacuna para abril, temos a possibilidade de eleger dois vereadores. Temos dois parlamentares com mandato que estão aguardando a aprovação do novo prazo de filiação para se somar ao PRB. Caso o prazo seja mantido em 2 de outubro, com muito esforço, vamos eleger um vereador pelo PRB na capital. Estamos trabalhando muito para reunir o máximo possível de lideranças. Já temos líderes sindicais, de movimentos sociais e professores e de outros segmentos.

 

Agência PRB Nacional – O PRB já tem força suficiente para sustentar a campanha do ano que vem para a Prefeitura de Cuiabá?

Serys Slhessarenko – Sim, nós temos excelentes pessoas com a gente nessa caminhada. Temos ao nosso lado pessoas que gostam de fazer política pelo bem comum e é nisso que acreditamos. Tenho concedido muitas entrevistas a rádios e emissoras de TV. Para todo canto que vou, tenho assumido de maneira categórica a pré-candidatura. O presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, esteve aqui em Cuiabá e me lançou pré-candidata. Então, eu sou pré-candidatíssima, inclusive, já começamos a conversar com os demais partidos. O presidente regional Rogério Rossetti tem uma boa relação com os partidos e já realizou reunião com eles para definir os caminhos para as eleições. São cerca de oito siglas que podem apoiar nosso projeto. Estou muito satisfeita com os preparativos. Sempre falo que a pré-candidatura está firme e que tem, de fato, o aval e o empenho do partido. O presidente Marcos Pereira disse que veio para Mato Grosso com três missões: abonar minha ficha de filiação, minha posse como presidente do PRB Cuiabá e lançar a minha pré-candidatura à prefeitura. Se o presidente afirma isso, quem sou eu para me esquivar dessa responsabilidade? Sempre digo que para ter torcida, o time tem de jogar. O nosso objetivo é fortalecer o PRB Mato Grosso. Para isso, temos que ter candidato na capital e no maior número de municípios.

 

Agência PRB Nacional – Na época da sua filiação ao PRB, foram relatadas algumas decepções que a senhora teve com os outros dois partidos. Nesses dois meses de PRB, é possível afirmar de fato que o PRB é um partido de palavra?

Serys Slhessarenko – Com certeza! Eu tenho visto isso no dia a dia. O presidente Marcos Pereira é uma pessoa de postura, um estrategista nato. Eu acompanho tudo o que ele tem feito pelo Brasil a fora e tenho grande admiração pelo trabalho desenvolvido por ele. O nosso senador Marcelo Crivella veio aqui em Mato Grosso, foi para televisão, fez coletiva, deu posse ao coordenador estadual do PRB Juventude. O senador é uma pessoa de muito valor, é uma pessoa nossa. Trabalhamos muito tempo juntos no Senado Federal. Tudo isso, tem confirmado o que eu disse lá na época da minha filiação. Eu disse e reafirmo que o PRB é um partido de palavra, assim como eu.

 

Agência PRB Nacional – O que podemos esperar do PRB Mato Grosso após as eleições de 2016. Qual a expectativa com relação ao crescimento do partido em todo o estado?

Serys Slhessarenko – Passadas as eleições, tenho a convicção que o PRB sairá vitorioso. Nosso partido é pequeno hoje, mas esse cenário vai mudar após as eleições do próximo ano. Sairemos dos atuais seis vereadores, um prefeito e um vice, para uma representação muito maior. Acredito que vamos crescer bem, tanto em Cuiabá quanto nos demais municípios. A candidatura na capital tem um papel muito importante para esse crescimento. Isso sem falar na determinação, na força e no desejo que tenho visto tanto no partido quanto nas ruas, pela nossa candidatura. Sei do desafio que temos pela frente. Vou corresponder entrando na luta, mostrando a cara e participando dos debates, com muita coragem e convicção. Então, eu penso que a partir de 2016, o cenário para o PRB em Mato Grosso será outro, muito melhor e bem diferente do atual momento. Queremos fazer história na política mato-grossense. Vamos sair fortalecidos desse processo eleitoral e em pouco tempo, teremos condições de disputar as eleição com chances reais de vitória para a Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e Senado Federal. 

 

Agência PRB Nacional – Em relação à participação da mulher na política, o que o PRB tem feito para ampliar essa luta e conquistar mais espaços?

Serys Slhessarenko – Aqui em Mato Grosso, a mulher não tem muita ou quase nenhuma oportunidade de fazer política. Tudo aqui é muito difícil para nós. Para se ter uma ideia, fui a única mulher que foi eleita senadora da República, nenhuma outra mulher disputou esse cargo. Para deputada federal, não temos ninguém e para estadual temos apenas uma, atualmente. Temos nesse ponto outro grande desafio, sei que não conseguiremos ampliar muito esse número nesse pouco tempo que temos até 2016, mas estamos trabalhando muito para trazer a mulher para política. Essa é uma das nossas metas também.

 

Agência PRB Nacional – Caso a reforma política seja sancionada e o prazo de filiações seja alterado para até seis meses antes das eleições, qual será a estratégia do PRB?

Serys Slhessarenko – Depois do dia 30, se a Reforma Política for sancionada, vamos ter tempo para trazer mais gente e chegar a todos os municípios do estado. Mas, caso não seja aprovada, vamos parar até onde chegamos e investir nas filiações de pessoas para fortalecer a militância no interior. Já estamos caminhando para isso. Essa semana mesmo, em um município aqui que tem 6 mil habitantes, a pessoa que assumiu o PRB lá, uma professora, fez um grande ato no último dia 19 e filiou 62 pessoas. Nossa estratégia, agora, é filiar pré-candidatos para as eleições do ano que vem, mas, após passar o prazo de filiações, vamos investir no fortalecimento da militância. A partir de agora, já vamos começar a entrar na pré-campanha. Já temos atos de filiações e movimentos marcados em várias cidades. No próximo dia 15 de outubro, vamos para Tapurah, que fica a 400 km da capital. Uma semana depois, no dia 23, vamos realizar um grande movimento com a filiação de mais de 100 pessoas nos municípios de Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Gloria D’Oeste.

 

Agência PRB Nacional – Para encerrar, o que o PRB tem representado neste momento para o povo de Mato Grosso?

Serys Slhessarenko – O PRB simboliza o novo, a esperança, a confiança e a ética. As pessoas querem saber sobre o PRB e já vêm com a pergunta: é um partido novo? Respondemos que apesar de ter apenas 10 anos, o PRB já é a quarta maior força na Câmara dos Deputados, em Brasília. O diferencial é que o partido não era conhecido aqui e agora as pessoas passam a conhecer e se interessar pela nossa forma de pensar e fazer a boa política. Sabemos que enfrentar os partidos grandes e com muito poder econômico não é fácil, mas quero dizer que temos coragem e muita força de vontade para ganhar nas urnas e melhorar a vida dos mato-grossenses. O bonito é que temos conquistado os corações de pessoas que querem realmente fazer o bem e não estão pensando em dividir uma parte do poder ou até mesmo preocupadas em inflar o ego.  O nosso diferencial é que somos um partido com uma bancada federal séria, sem ninguém envolvido em malfeitos e é um partido que defende a ética e a honestidade. Queremos levar o bom exemplo, da política comprometida e honesta, ao povo do meu querido estado. E vamos à luta, temos muito trabalho!

 

Texto e foto: Agência PRB Nacional de Notícias

 

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest