Antônio Rodrigues faz gestão com foco na melhoria da infraestrutura de Bandeira (MG)

Antônio Rodrigues faz gestão com foco na melhoria da infraestrutura de Bandeira (MG)

Mesmo com poucos recursos, o prefeito republicano tem feito um governo de muito responsabilidade social e zelo com os gastos públicos

O republicano Antônio Rodrigues (PRB) assumiu seu segundo mandato como prefeito em janeiro de 2017, com a meta de consolidar a qualidade dos serviços públicos e avançar na melhoria da infraestrutura do município de Bandeira (MG), distante 856 km da capital Belo Horizonte. O entrevistado desta semana é servidor público estadual, já foi vereador do também município mineiro de Coronel Murta e chegou à Prefeitura de Bandeira pela vontade do povo, sem a participação de nenhum político tradicional.

Mesmo com dificuldades financeiras causadas pela crise na economia nacional, Antônio Rodrigues tem atendido as demandas da população com muita responsabilidade e empenho. Entre as metas da gestão republicana estão a construção de uma nova praça no centro da cidade, de uma unidade de saúde e de uma escola na sede do município.

Confira a entrevista concedida à Agência PRB Nacional:

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Quais são as ações mais importantes que já possível desenvolver em Bandeira?
Antônio Rodrigues – A mais importante ação de nosso governo foi organizar a casa, colocar as finanças do município em dia. Quando assumi o primeiro mandato em 2012, a prefeitura não tinha credibilidade. Encontrei o município com R$ 15 milhões em dívidas, com vários cheques sem fundo, muitas ações judiciais contra a prefeitura e estava com o nome sujo nos principais serviços de informações do governo federal. Assim, posso afirmar com segurança que a principal ação nossa foi resgatar a credibilidade do município.

Além disso, a prefeitura não tinha maquinário para arrumar as estradas e os serviços básicos como saúde e educação estavam, praticamente, parados. Tivemos o desafio de trabalhar e buscar recursos para resolver, principalmente, os problemas da Saúde. A Unidade de Saúde Básica não funcionava e a população ficava sem atendimento adequado. Realidade muito diferente da atual, onde temos a nossa Unidade de Saúde funcionando 24 horas e os serviços essenciais garantidos.

Paralelamente, desenvolvemos as ações de recuperação das estradas rurais, reformas de pontes, o que acabou melhorando a qualidade do transporte para escoamento da produção da agricultura familiar. Estamos tocando projetos para obtenção de recursos do governo estadual para pavimentação de ruas, construção de banheiros nas casas de pessoas carentes, quadras esportivas e assim por diante. Já conseguimos um montante de recursos considerável para melhorar a qualidade de vida da população.

 

Agência PRB Nacional – Qual é o maior diferencial da sua administração?
Antônio Rodrigues – Eu acredito que o nosso maior diferencial tem sido o trabalho que desenvolvemos voltado para o coletivo. Ao longo de vários anos, Bandeira vinha sendo governada por projetos individuais, mas nós temos feito diferente e atuado para atender as demandas da população. Nós tratamos todos os cidadãos com igualdade, sem cor do partido. Eu vejo isso como nosso principal diferencial. O Brasil passa por um momento difícil, mas temos que acreditar em dias melhores e lutar para que esse momento ruim passe logo.

Começamos um ano muito difícil por causa das crises política e econômica enfrentadas pelo Brasil, mas graças a Deus, a gente tem feito ajustes aqui e ali e as coisas vêm caminhando bem. Os serviços essenciais, a limpeza da cidade, o atendimento na área da Saúde, os serviços prestados à população pela Assistência Social e o transporte nas comunidades rurais têm sido prestados regularmente e com qualidade. Nós conseguimos manter esses serviços com qualidade e agora nós temos um momento bastante complexo porque a oposição não admitiu a derrota e entrou com uma ação caluniosa contra a nossa gestão. Contudo, a população conhece e sabe do trabalho sério que desenvolvemos no município e nesta semana conseguimos derrubar a ação em segunda instância, agora vamos ter a tranquilidade para continuar nosso trabalho com seriedade. Na verdade, entraram com 11 acusações contra mim, sendo que apenas uma prosperou de forma injusta pelo juiz de primeira instância. Eu estava sendo acusado de permitir que uma pessoa usasse um caminhão da prefeitura para levar material de construção durante a campanha para suposta compra de votos, mas a ação é infundada porque a pessoa que eu teria mandado levar o tal material não sabe ler, escrever e tão pouco dirigir. É difícil entender até mesmo como essa ação foi aceita pela justiça de 1ª instância, mas nós mostramos a verdade e revertemos a decisão no TRF por 6 votos a zero.

 

Agência PRB Nacional – Quais os grandes projetos que sua gestão tem para o município até o fim deste mandato?
Antônio Rodrigues – Nossa expectativa é de conseguir recursos para fazer as reformas das estradas rurais como um todo. O município tem uma população grande na zona rural e essa ação é muito importante para o povo do interior. Na cidade, temos um projeto de construção de uma praça nova no centro da cidade e de continuar a pavimentação de ruas. Obviamente tem um outro projeto, outra obra no centro da cidade, que tem uma importância muito grande, além da regularização dos terrenos urbanos. Cerca de 98% não tem documentos do imóvel.

 

Agência PRB Nacional – E na área da Saúde, quais são suas propostas para melhorar o atendimento?
Antônio Rodrigues – O principal projeto que temos é a construção de uma unidade básica de saúde. Tivemos que adaptar uma antiga escola para atender à população, mas a nossa meta é construir um prédio novo, com instalações melhores de atendimento. É o que falta para a área da saúde melhorar, isso porque nós temos um excelente atendimento médico, tratamento odontológico de excelente qualidade e a farmácia do município conta com estoque em dia. Nós precisamos muito mais de infraestrutura do que de investimentos no custeio,pois essa parte temos feito com muito cuidado e carinho.

 

Agência PRB Nacional – Como você pretende executar esses projetos?
Antônio Rodrigues – Na verdade, o dinheiro que entra nas contas da prefeitura mensalmente mal dá para custear os serviços básicos do município. Enfrentamos uma dificuldade enorme na área financeira e para dar conta de pagar as contas preciso fazer ajustes frequentes, pois encontramos a prefeitura com R$ 15 milhões de dívidas que foram deixadas pelo prefeito que governou até 2011. Nós tiramos cerca de 15% da receita mensal para pagar o parcelamento dessa dívida e isso vai perdurar até 2035. Estamos trabalhando para conseguir esse recurso por meio de emendas parlamentares ou convênios estaduais e federais.

 

Agência PRB Nacional – Na área de infraestrutura, o que pretende fazer?
Antônio Rodrigues – Nós temos como objetivo fazer uma praça no centro da cidade; precisamos fazer uma ampliação do mercado municipal, para oferecer uma atenção melhor aos produtores da agricultura familiar; continuar os projetos de pavimentação de ruas e reformas das praças dos município. Esses são os projetos principais que temos como meta até o fim do mandato.

 

Agência PRB Nacional – Com relação à Educação, quais são as propostas do seu governo?
Antônio Rodrigues – Precisamos modernizar as instalações das escolas que ficam na sede e investir na melhoria da merenda escolar com os programas de aquisição de alimentos da agricultura familiar. Conseguimos recursos com o FNDE, mas ainda falta a construção de uma escola moderna na cidade. Nós temos um povoado que tem uma escola com uma excelente estrutura e precisamos, simplesmente, da construção de algumas salas para educação infantil. Bandeira é um município de 5 mil habitantes e que vive basicamente da receita do FPM, que mesmo assim não dá para atender todas as demandas. Temos muitas responsabilidades e obrigações, mas faltam recursos para atender todas as nossas necessidades.

 

Agência PRB Nacional – O município tem conseguido recursos do governo federal?
Antônio Rodrigues – Na medida das nossas condições, sim. A nossa maior dificuldade para pleitear recursos no governo federal é a enorme burocracia. Primeiro, por que a gente tem uma distância da capital. Bandeira está na região nordeste de Minas Gerais, e fica a 856 km de Belo Horizonte. Nós estamos mais perto das cidades baianas do que da nossa capital. Só para você ter uma ideia, estamos a 200 km de Vitória da Conquista. A distância é um empecilho e a burocracia complica mais ainda a situação.

 

Agência PRB Nacional – Compartilhe com a gente como é a vida do prefeito de Bandeira?
Antônio Rodrigues – Muito gente acha que ser prefeito é uma das melhores coisas do mundo, mas na verdade é muito complicado para gente que quer trabalhar e resolver os problemas da cidade. Num momento desses, de dificuldade na economia nos governos federal e estadual, a situação fica mais complicada, até mesmo porque o cidadão que bate na porta quer uma solução para o problema. Ele chega na prefeitura e, se não encontra, vai na casa do prefeito. Se não acha, ele vai no celular e liga ou manda mensagem no WhatsApp. A gente passa 24 horas do dia servindo à população, sem condições de atender direito, mas tudo precisa ter um lado bom, aquele que motiva. No meu caso, o ato de servir, de ajudar as pessoas, é a minha maior recompensa, principalmente, as pessoas mais simples. Então, essa é a gratificação que a gente tem.

 

Agência PRB Nacional – Sua gestão tem algum projeto para gerar mais emprego e renda no município?
Antônio Rodrigues – Nós temos dois grupos aqui: um que mora na zona rural, que a gente precisa melhorar as condições das estradas, ampliar as parcerias que temos com a Emater, colocar a Secretaria de Agricultura trabalhando junto com os produtores rurais para liberar os programas de incentivos do governo para melhorar a produção. O outro grupo é da cidade, onde temos o problema da regularização dos imóveis para que os cidadãos possam ter os documentos das casas. Além de valorizar os imóveis, as pessoas terão acesso a linhas de crédito da Caixa Econômica Federal. Precisamos fazer cursos de capacitação para que essas pessoas possam trabalhar como autônomos e assim por diante. Cuidar da infraestrutura e manter a qualidade dos serviços públicos para que as pessoas tenham cada vez mais qualidade de vida.

 

Agência PRB Nacional – Como começou a sua história em Bandeira?
Antônio Rodrigues – Eu cheguei em Bandeira há exatamente 11 anos, completados no último dia 31 de julho. Vim para trabalhar na Emater, fazendo um trabalho na zona rural, utilizando as políticas públicas do Pronaf, aplicação de recursos públicos na agricultura por meio dos governos estadual e federal e outras ações. Foi dessa relação com a população que meu nome foi escolhido para ser candidato em 2012. Em Bandeira, 52% da população é rural, portanto, não foi nenhum político que lançou meu nome para disputar a eleição de prefeito, foi a própria população, por conta do trabalho que eu estava desenvolvendo no campo.

 

Agência PRB Nacional – O que a população do município de Bandeira pode esperar desse mandato do prefeito Antônio?
Antônio Rodrigues – Eu costumo dizer que não faltará, em momento algum, empenho da minha parte para fazer mais e melhor pelo povo de Bandeira. Nosso governo tem se empenhado bastante para ampliar as políticas públicas estaduais e federais e, obviamente, trabalhar com toda responsabilidade para que sejam efetivados os projetos que temos para Bandeira.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – Prefeitura de Bandeira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!