Adriano Rabelo faz gestão com foco na transparência em Colinas do Tocantins

Republicano venceu a disputa com 61,5% dos votos válidos e tem pela frente o desafio de colocar as contas da prefeitura em dia

Publicado em 6/3/2017 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 17:22

O entrevistado da semana é o prefeito eleito do município de Colinas do Tocantins (TO), cidade que fica a 272 km de Palmas, capital do Estado. Adriano Rabelo entrou para política em 2012 quando foi eleito vice-prefeito, mas por não concordar com o modelo de gestão do então prefeito, rompeu com o grupo e foi candidato de oposição.

O republicano venceu o pleito com 61,5% dos votos válidos e agora tem pela frente o desafio de equilibrar as contas e implantar um novo modelo de gestão no município, com transparência e eficiência do gasto público.

As principais prioridades do prefeito são a melhorias dos serviços de saúde, ampliar a produção agrícola das pequenas propriedades e buscar parcerias para realizar as obras de infraestrutura necessárias na cidade.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional: Você foi eleito prefeito com 61,5% dos votos válidos, a que podemos atribuir esse sucesso na urnas?

Adriano Rabelo: Foi o resultado de um planejamento estratégico com foco em fazer muito com pouco. A situação de conversar com as pessoas e apresentar propostas viáveis, buscando um diálogo sincero com a população e propor um novo governo com transparência e qualidade do gasto público. As pessoas querem um novo modelo de gestão e nós levamos essa mensagem para as ruas. É claro que nada acontece a curto prazo, mas com planejamento estratégico a chances de acerto é muito grande. Somando a isso, tinha também a rejeição do grupo que vinha há 24 anos no poder, com todos os problemas da cidade, as dívidas deixadas e todas as mazelas acumuladas por essas gestões desastrosas.

 

Agência PRB Nacional: Na sua avaliação, quais foram os erros da gestão passada e o que está sendo feito para corrigi-los?

Adriano Rabelo: O município tem um receita limitada e por isso precisa trabalhar dentro da realidade da capacidade de pagamento. Os funcionários não podem ficar sem receber seus salários, é preciso pagar em dia as contribuições previdenciárias e também tem os fornecedores. Fora isso, estamos trabalhando para fortalecer a nossa economia, com um trabalho voltado para o desenvolvimento econômico do município. Queremos gerar mais oportunidades de emprego e renda para a população. Essa, sem dúvida, é uma das prioridades de nosso governo.

 

Agência PRB Nacional: Uma das propostas do seu plano de governo é de fortalecer o comércio local. Como pretende fazer isso?

Adriano Rabelo: A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está levando ao conhecimento das empresas da cidade para que elas se preparem para participar das licitações da prefeitura. Isso é claro, exige que as empresas estejam com toda documentação em dia e, justamente, por isso estamos auxiliando nesse processo todo. Inclusive, já começamos a fazer as cotações de preços no comércio local para que eles possam conhecem as demandas do município e se preparar para atendê-las. Entendo que a prefeitura tem uma importância estratégica na economia local e estamos trabalhando para fazer o dinheiro circular aqui em nossa cidade.

 

Agência PRB Nacional: A agricultura familiar também é uma das prioridades do seu governo?

Adriano Rabelo: Sem dúvidas. O município de Colinas é muito pequeno em extensão territorial. Mesmo assim, o número de produtores rurais é considerável. Ao nosso entorno, existem aproximadamente 3,5 mil pequenas propriedades de agricultura familiar. Num raio de 80 km. Agora, o que cabe ao município? Fomentar o desenvolvimento tecnológico no campo e investir na diversificação dos segmentos de produção dentro de cada propriedade. Fora isso, vamos buscar parcerias com os governos estadual e federal para além de fomentar, capacitar esses produtores. Abrir, também, oportunidade para crédito, como o exemplo o Pronaf.

 

adriano-rabelo-prb-entrevista-colinas-do-tocantins-foto1-ascom-02-03-2017Agência PRB Nacional: De que forma os quatros anos da sua experiência como vice-prefeito está lhe ajudando nesse início de gestão?

Adriano Rabelo: Foi uma experiência muito positiva. Eu já assumi o governo tendo conhecimento de várias demandas sociais do município e ciente de que a lei existe para ser cumprida. Sei da capacidade de pagamento da prefeitura e conheço a importância de cada segmento. Já pude identificar, antes mesmo da eleição, pessoas que poderiam nos ajudar a fazer um bom trabalho. Eu vejo que muitos prefeitos eleitos pela primeira vez encontram dificuldades ao assumir o mandato. Até porque eles esbarram na morosidade da Administração Pública. Existem muitas amarras na gestão pública que a gente precisa tirar e fazer a  máquina andar com eficiência. Hoje, existem muitas ferramentas que facilitam a fiscalização e nós já estamos utilizando. Isso abre uma oportunidade para desburocratizar e tornar mais ágil na gestão. Tudo isso para que a gente possa responder de forma mais rápida as demandas da população.

 

Agência PRB Nacional: Qual é a principal ferramenta que o seu governo tem para enfrentar essa burocracia e morosidade?

Adriano Rabelo: Isso vai muito do planejamento estratégico das ações. Nos primeiros dias de governo, eu tenho buscado tirar as amarras da gestão passada. Estou fazendo um levantamento de todas as licitações vigentes e em conjunto já estamos preparando os novos processos paralelamente. Preparando tudo para abrir as licitações dentro dos limites de pagamento e atendimento da prefeitura. Estamos trabalhando com estatísticas do limite de gastos para, justamente, evitar essa condição de faltar algum bem ou serviço público à população. Isso requer muito planejamento e a capacidade da equipe antecipar as demandas.

 

Agência PRB Nacional: Quais as principais demandas do município e como o seu governo pretende resolver?

Adriano Rabelo: As prioridades são várias. Mas uma das nossas principais demandas é desenvolver e manter um sistema de saúde pública eficiente. Esse é um desafio que requer o comprometimento de muitas pessoas, condições financeiras do município para buscar contratar mais profissionais que possam oferecer um atendimento melhor. O governo sempre está se deparando com a questão financeira, que a situação é de crise para todos os segmentos. O item primordial para tudo é o recurso financeiro, sem dinheiro, nada pode ser executado. O importante não é simplesmente comprar, o importante é pagar também.

 

Agência PRB Nacional: Mesmo com a crise econômica será possível atender com qualidade as demandas de saúde, educação e infraestrutura?

Adriano Rabelo: Eu vejo que não faltam recursos para saúde e educação, falta gestão. A questão de infraestrutura é um pouco mais complexa. São investimentos de alto custo. Colinas tem cerca de 35 mil habitantes e tem a 8ª economia do Estado, mas a nível de Brasil, os valores são baixos. Colinas requer investimentos como muitas outras cidades que tem, por exemplo, 200 mil habitantes. Isso exige uma manobra enorme para disputar e conseguir esses recursos com as cidades maiores. A infraestrutura é muito cara e nós temos aproximadamente 150 km de ruas que precisam de investimentos não somente para pavimentação, mas também macrodrenagem, esgoto sanitário e também drenagem fluvial. Como a receita é muito baixa, torna inviável que esses investimentos sejam feitos com recursos próprios. Dessa forma, o município sempre fica na dependência dos governos estadual e federal. Mas estamos fazendo nossa parte, economizando dinheiro público e buscando apoios.

 

Agência PRB Nacional: Com relação ao enfrentamento à corrupção como seu governo pretende enfrentar esse problema no município?

Adriano Rabelo: O primeiro passo é dar transparência aos atos públicos. Tanto é que eu implantei o Diário Oficial Eletrônico do município, que é inovador em todo Estado, onde todos os dados do executivo são divulgados e disponibilizados ao povo. Em relação ao monitoramento das ações, do controle dos gastos, estamos fazendo isso desde o primeiro dia de governo. Quando você começa a dar transparência aos atos públicos, as vezes as pessoas se assustam com os números de um processo licitatório de uma determinada obra, aquisição de bens, porque não tinha o ato, não tinha consciência de manter a transparência dos atos públicos. A corrupção, ela não é somente feita pelo político não. A corrupção é praticada por muitas categorias e vários segmentos sociais. Uma vez, o profissional faltou ao trabalho e não teve o desconto no pagamento, ele cometeu um ato de corrupção. O cidadão que sonegou um imposto gerado também está cometendo um ato de corrupção. Então, a corrupção é generalizada, e precisa ser combatida em todas as esferas. Essa é uma questão que a gente precisa trabalhar de forma bem pausada e a longo prazo para mudar essa cultura. Uma vez que grandes nomes da política brasileiras estão sendo presos. Isso, de certa forma, coloca todo mundo para pensar duas vezes. A eficiência do sistema de controle do estado, do Tribunal de Contas, do Ministério Público e o Judiciário como um todo tem nos ajudado muito a combater a corrupção. Temos muito a evoluir ainda, mas vamos ter bons resultados a curto prazo.

 

Agência PRB Nacional: Conte um pouco da sua experiência profissional antes de entrar para a política.

Adriano Rabelo: Eu trabalhei na empresa Araguarina Agro Pastoril durante 20 anos na função de diretor administrativo, segmento de agronegócio nos estados de Goiás e Tocantins. Fui presidente do sindicato rural de Colinas por três mandatos consecutivos, diretor e presidente do Conselho Fiscal da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins e presidente do Fundo Privado da Defesa Agropecuária do Tocantins (Fundeagro). Sempre participei das demandas do agronegócio, defendendo a nossa categoria porque graças ao produtor rural que nós temos alimentos em nossas mesas todos os dias.

Agência PRB Nacional: Para encerrar a nossa entrevista, o que a população de Colinas pode esperar desses quatros anos com você como prefeito da cidade?

Adriano Rabelo: Que vamos transformar nossa Colinas numa cidade boa de se viver, segura. Colinas vai voltar a crescer. Isso vai depender não somente do gestor municipal, mas do apoio de toda população para ajudar a gente a conduzir esse processo. Até mesmo porque nosso projeto foi eleito com 61,5% dos votos válidos. Há uma responsabilidade de muita gente. E eu com a missão maior que cabe ao prefeito, cargo que tenho ocupado com muita dignidade. Costumo dizer que nada feito com solidez é desenvolvido a curto prazo. A gente gasta um pouco mais de tempo e investimentos para obter resultados positivos. Estamos trabalhando para colocar Colinas no caminho certo, do desenvolvimento e da geração de emprego e renda.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

 

Reportar Erro
Send this to a friend