“A sociedade anseia pelo novo, sobretudo, no que diz respeito a resultados e soluções”, diz o deputado estadual Carlos Macedo

“A sociedade anseia pelo novo, sobretudo, no que diz respeito a resultados e soluções”, diz o deputado estadual Carlos Macedo

 

Eleito com mais de 62.000 votos em seu primeiro mandato como deputado estadual, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o jornalista, escritor e administrador de empresas, Carlos Macedo, revela, em sua entrevista, o comprometimento por meio de muito trabalho e resultados importantes em prol do povo. Ele fala sobre a capacidade de escolhas dos cidadãos frente a diversos aspectos. Comenta sobre o livro de sua autoria “Plano de Poder”. Elogia a reeleição do advogado Marcos Pereira como presidente Nacional do PRB e fala de alguns projetos para o bem-estar da população brasileira, em especial do povo do Rio de Janeiro.

 

ENTREVISTA

PRB/RJ– O senhor foi eleito no pleito, que se caracterizou por “novas caras” no cenário político. Por que acredita que houve esta renovação, deixando muitos políticos tradicionais de fora?

Carlos Macedo – A sociedade é muito diversa e dinâmica. Ela anseia pelo novo, sobretudo, no que diz respeito a resultados e soluções. Penso também que, guardadas as devidas proporções, o estrato do sentido de política nacional percebido por parte de nossa sociedade esteja estereotipado. É como se a política estivesse sempre relacionada a mentiras e riquezas. Entendo que, quando vemos os quadros políticos sendo renovados nos parlamentos como algo muito positivo, notamos que, apesar das tantas desilusões, as pessoas ainda possuem a esperança de que a política é uma das principais ferramentas de transformações sociais.

 

PRB/RJ– O senhor acredita que o eleitor está mais seletivo? O paradigma de que as pessoas não sabem votar está sendo quebrado?

Carlos Macedo – Sempre acreditei na capacidade de escolha dos eleitores. No entanto, com o advento dos dispositivos de transparência que dispomos nos dias atuais (impressos, rádios, televisão, internet, redes sociais etc.), sem nenhuma sombra de dúvida, o senso crítico do eleitor aumenta consideravelmente.

 

PRB/RJ– O senhor está entre os membros da nova Mesa Diretora, assumindo a quarta vice-presidência. Qual a importância de participar de importantes decisões que podem beneficiar as pessoas?

Carlos Macedo – Como membro da Mesa Diretora da Alerj, tratamos da administração da Casa. São atribuições administrativas, mas que, quando bem desempenhadas, o uso do dinheiro público ocorre de maneira mais responsável. É principalmente como parlamentar, sejam pelos votos que damos favoráveis ou não às leis, que são apresentadas em plenário, bem como nas proposições que fazemos, que, através das propostas de políticas públicas, vamos impactar diretamente na qualidade de vida das pessoas de nosso estado.

 

PRB/RJ– Em seu livro “Plano de Poder”, da Editora Thomaz Nelson, o senhor destaca que o interesse de qualquer cidadão pela política vai depender de como a mesma é expressada e praticada pelos políticos. Como fazer com que esta situação mude?

Carlos Macedo – Na verdade, o conceito de política, em sua concepção original, propõe o seguinte: “A política não é para fazer com que o homem apenas viva, mas que viva bem”. Segundo os resultados de análises de cientistas sociais, as pessoas não se interessam muito por política por culpa de parte de alguns membros da classe política, já que a população não tem conseguido se identificar com os discursos dos parlamentos. Ou seja, se o discurso político não fizer com que os cidadãos e cidadãs se vejam inseridos e representados por eles, a discussão se torna desinteressante para a coletividade. Os interesses partidários e individuais jamais podem estar representados nos exercícios de mandatos acima do interesse comum ou da sociedade. Tenho a honra de fazer parte de um partido (PRB) que deseja recuperar a credibilidade da política nacional, bem como produzir políticas públicas que vão ao encontro das necessidades das pessoas.

 

PRB/RJ– As últimas campanhas ficaram marcadas principalmente pelas acirradas disputas para presidente e governador. Que legado as eleições de 2014 deixaram? O que destaca como positivo e negativo?

Carlos Macedo – Acho que essa é uma leitura que ainda não conseguimos interpretar. Todavia, posso opinar que nossa democracia está sendo aperfeiçoada a cada pleito eleitoral. A sociedade civil e os movimentos sociais organizados têm dinamizado e produzido novos debates, que, consequentemente, impactam nos hábitos e costumes, produzindo novos padrões sociais, na forma de se enxergar o mundo, e emitindo opiniões.

 

PRB/RJ– ­ O senhor sempre mostrou sua indignação em relação ao péssimo serviço de saúde e educação oferecidos aos cariocas. Como pretende contribuir para mudar esta situação?

Carlos Macedo – Os serviços públicos entregues a nossa população, além de não atenderem as demandas, deixam muito a desejar em relação à dignidade humana, tanto para a população em geral, como também em alguns casos para os próprios servidores públicos lotados nestes setores. As comissões parlamentares instaladas nas Casas Legislativas são essenciais para apurar os descasos. Já os projetos parlamentares visam a ajustar pela legislação as prestações de serviços em busca das melhorias.

 

PRB/RJ– ­ O que o senhor destaca como fatores que propiciaram o crescimento do PRB em todo o país?

Carlos Macedo – Acredito que este resultado se deve a uma composição de elementos: planejamento, boa vontade, competência, seriedade e união. Essa formulação resulta na credibilidade que o povo brasileiro deposita no PRB.

 

PRB/RJ– Durante a 11ª Convenção Nacional do PRB, em Brasília, recentemente, o presidente nacional, Marcos Pereira, foi reeleito. O senhor acredita que este resultado trará mais fortalecimento e benefícios para o partido em todo o país?

Carlos Macedo – Sem sombra de dúvida. O PRB tem um quadro de filiados e parlamentares comprometidos com o povo e com o Brasil. Como se tudo isto não fosse o suficiente, o doutor Marcos Pereira, reeleito à Presidência do PRB, possui uma biografia impressionante. Sua história é marcada pela capacidade de superação, alta capacitação em planejamento, articulação, aglutinador de pessoas, trabalhador exemplar e seriedade. Posso afirmar que o partido se consolidou ainda mais.

 

PRB/RJ– Sobre o tema cyberbullying, uma das muitas propostas que o senhor pretende levar à frente na Alerj, como analisa a situação de assédio sexual, moral e outras violências virtuais, principalmente contra criança, jovens e adolescentes?

Carlos Macedo – Na verdade, o projeto de lei vem atender uma demanda social. Espero que este PL seja uma ferramenta inibidora das ações violentas. A partir do momento em que nossas crianças, jovens e adolescentes passam a receber orientações adequadas, e, ao mesmo tempo, debater estas questões como o cyberbullying, além de ficarem mais conscientizados, se tornarão multiplicadores das boas práticas.

 

PRB/RJ– A respeito do projeto sobre a “democracia digital”, do que se trata e como esse portal melhorará a vida dos cidadãos?

Carlos Macedo – A ideia é tornar o cidadão mais participativo, onde cada pessoa passe a fiscalizar as obras realizadas no Estado, acompanhando como está sendo utilizada a verba pública, que nada mais é que os impostos que todos pagam. Todas as vezes que o Poder Executivo realizar algum serviço, o Governo do Estado irá destacar, em um portal da internet, três aspectos onde o dinheiro deverá ser investido. É o cidadão quem decidirá para onde irão tais recursos, como, por exemplo, se para a construção de hospitais, a valorização profissional da área médica ou a aquisição de equipamentos para exames. A esse projeto denominamos de Democracia Digital.

 

PRB/RJ– O que os seus eleitores e os cariocas podem esperar do do seu mandato?

Carlos Macedo – Comprometimento com o povo do Rio de Janeiro, muito trabalho e resultados.

Texto: Mônica Soares (Ascom – PRB-RJ) e Amilton S Lopes (Ascom deputado Carlos Macedo
Fotos: José Muniz

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest