Em dezembro de 2014, Halum apresentou proposta que assevera pena para cúmplices de tortura

Objetivo, segundo o parlamentar, é corrigir falhas da Lei nº 9.455/1997.

Publicado em 25/1/2015 - 00:00

em-dezembro-de-2014-halum-prb-apresentou-proposta-que-assevera-pena-para-cumplices-de-tortura-foto-douglasgomes-16-01-15
Objetivo, segundo o parlamentar, é corrigir falhas da Lei nº 9.455/1997

 

RETROSPECTIVA

Brasília (DF) – Para punir de forma mais grave aquele que se omite em casos de tortura, o deputado federal César Halum (PRB-TO) apresentou, em dezembro de 2014, o PL 8260/2014 que, segundo ele, tem o objetivo corrigir falhas da Lei nº 9.455/1997, que define os crimes de tortura, de modo a equiparar, para fins de punição, tanto quem comete os crimes como quem se omite, podendo evitá-los.

“Nós vimos recentemente o caso de uma criança onde o padrasto a torturava e a mãe nada fazia, mesmo sabendo de todos os casos de agressão à menina. Hoje o padrasto se encontra detido, porém a mãe está em regime aberto. Não acho justo com a vítima”, explicou Halum.

No texto, o parlamentar aumentou de um para quatro anos de detenção aos cúmplices de tortura, tornando crime hediondo e inafiançável.

“A ideia central é que quem se omite seja punido tão severamente quanto quem comete o ato, porque a meu ver é uma omissão criminosa”, concluiu.

Texto: Ascom – deputado federal César Halum
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend