Concursos públicos

Artigo escrito por Evandro Garla, deputado distrital e coordenador nacional do PRB Juventude

Publicado em 12/5/2014 - 00:00 Atualizado em 5/6/2020 - 15:41

Atualmente, os concursos públicos são disputados, em sua maioria, por jovens de até 35 anos com boa formação acadêmica, que buscam estabilidade e bons salários. É uma novidade porque o setor deixou de ser apenas o plano B de homens e mulheres da meia idade (35-58 anos), ansiosos para garantir uma velhice sem preocupações. A cada dia, o concurso público tem se tornado a primeira opção de muitos universitários. Eles formam 12 milhões de brasileiros que se preparam para conseguir uma das 130 mil vagas previstas para 2014. E ano que vem serão mais de 180 mil oportunidades.

Na lista de opções dos “concurseiros” estão órgãos de renome: Polícia Federal, Banco Central e Ministério Público da União. Esse último concurso (MPU) registrou 69 mil inscritos, que concorreram a 263 vagas na última seleção em 2013, com uma relação de 260 candidatos por vaga. Os valores dos salários também atraem. A remuneração pode ir desde o salário mínimo até uma média de R$ 15 mil, alguns exemplos são os cargos da Receita Federal e do Poder Judiciário.

Segundo especialistas quando a prova tem muitos concorrentes, o candidato deve estar bem preparado, ou seja, ter mais tempo para se dedicar aos estudos ou participar de um cursinho preparatório.

Por isso, é essencial ter paciência e disciplina para alcançar o posto almejado. Milhares de pessoas que conseguiram a tão sonhada carreira pública, garantem que seguir essas orientações vale a pena.

*Evandro Garla é deputado distrital e coordenador nacional do Movimento PRB Juventude

Reportar Erro
Send this to a friend