Brasil corre contra o tempo

A classe política precisa dar uma resposta ao povo brasileiro, diz Marcos Pereira.

Publicado em 23/11/2015 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 18:37

Olá republicanos!

O Brasil perdeu nos últimos 12 meses 1,2 milhão de postos de trabalho formais. É o pior resultado do país desde 1992, dizem especialistas. A inflação pode bater dois dígitos em breve e o fim de ano deve ser magro para uma boa parcela da população. Verdadeiro retrocesso.

A crise econômica tem diversos elementos. Temos um governo que gastou mais do que deveria e não agiu para reverter o desastre, a desaceleração do consumo, a alta dos juros, da energia e dos combustíveis, sem contar a corrupção que sangrou a Petrobras e outros órgãos.

Há um plano em curso, encabeçado pelo Ministério da Fazenda, que pretende contornar essa curva descendente até meados de 2016. Diversos economistas, entretanto, afirmam que a situação é mais delicada do que parece. Portanto, o ano que vem deve ser tão ou mais duro que 2015.

Somado a isso temos uma crise política na qual as forças que comandam o país estão metidas até o pescoço. Esse imbróglio envolvendo, entre outras coisas, a abertura de um eventual pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff é um elemento a mais de instabilidade.

A situação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), denunciado no Conselho de Ética por ter mentido sobre eventual conta bancária secreta no exterior, também contribui decisivamente no contexto. O país acaba por ficar em segundo plano.

Temos pouco menos de um mês antes do recesso parlamentar no Brasil. Há quem esteja na torcida para o ano legislativo acabar logo, outros, porém, preocupam-se com o fato desses assuntos serem cozidos em fogo baixo e empurrados para frente.

Embora o Congresso tenha feito sua parte ao votar para impedir novos gastos e um peso maior ao Orçamento, as questões políticas não resolvidas tendem a piorar o que já é ruim. A classe política precisa dar uma resposta ao povo brasileiro. Mais do que isso: precisa dar alguma esperança.

Há ainda algumas semanas para isso.

Boa semana a todos.

 

Marcos Pereira

Advogado e Presidente Nacional do PRB

Reportar Erro
Send this to a friend