Índice aponta Iguatu entre as cinco cidades do CE com desenvolvimento municipal

Para o prefeito Aderilo Alcântara (PRB) a tendência é que Iguatu se mantenha nessa posição e melhore seus indicadores nos próximos anos

Publicado em 7/1/2016 - 00:00

Prefeito Aderilo Alcântara comemora índice da Firjan que aponta Iguatu entre as cinco cidades do Ceará com desenvolvimento municipal
Índice divulgado pela Firjan avaliou condições de Educação, Saúde e Emprego

Iguatu (CE) – O índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2015, divulgado no último dia 03, apresenta Iguatu entre as cinco cidades mais desenvolvidas do Estado, com base em dados de 2013, o último disponível da série iniciada em 2005. O estudo utiliza notas que vão de zero a um, e Iguatu obteve um índice de 0,7687, ficando atrás apenas das cidades de Eusébio, Sobral, Maracanaú e Aquiraz.

Criado pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), o estudo acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de cinco mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego e Renda, Educação e Saúde. O estudo é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Evolução

Prefeito Aderilo Alcântara comemora índice da Firjan que aponta Iguatu entre as cinco cidades do Ceará com desenvolvimento municipalEm 2005, o primeiro da série em análise pela Firjan, a cidade de Iguatu figurava na posição de 2.998 no país, com pontuação de 0,5138. No levantamento atual, quando se utiliza a base de dados de 2013, o município obteve nota de 0,7687, subindo para a 805ª posição, dentre os demais avaliados no país. Vale ressaltar que a nova metodologia buscou padrões de desenvolvimento encontrados em países mais avançados, utilizando-os como referência para os indicadores municipais.

Saúde

Iguatu também é referência em saúde. Apesar das dificuldades financeiras ocasionadas pelos baixos investimentos dos governos federal e estadual, o município se destaca na primeira colocação no Estado, com índice de desenvolvimento alto de 0,9473, superando cidades como Sobral, Juazeiro do Norte e Maracanaú. Em relação ao país, Iguatu figura na 82ª colocação, quando comparado aos mais de cinco mil municípios avaliados.

Para o prefeito Aderilo Alcântara  (PRB-CE) a tendência é que Iguatu se mantenha nessa posição e melhore seus indicadores nos próximos anos diante de projetos estruturantes desenvolvidos no município, como a construção de novas escolas padrão FNDE, modernos centros de educação infantil, investimentos na saúde, na infraestrutura, além da construção do distrito industrial, que vai contribuir para a melhoria do aumento do emprego e renda na região. “Os desafios são constantes, no entanto temos trabalhado para conseguir obter resultados que constribuam com a melhoria da qualidade de vida da nossa população, principalmente das pessoas que mais precisam”, disse Aderilo Alcântara.

Critérios

Criado em 2008, o IFDM tem o objetivo de monitorar o desenvolvimento socioeconômico do país. Inspirado no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Entre as variáveis que compõem o cálculo do IFDM no segmento Emprego e Renda estão a geração de emprego formal, absorção da mão-de-obra local, geração de renda formal, salários médios do emprego formal e a desigualdade.

Na educação, os principais critérios são os números de matrículas na Educação Infantil, abandono no Ensino Fundamental, distorção idade-série no Ensino Fundamental, docentes com Ensino Superior no Ensino Fundamental, média de horas-aula diárias no Ensino Fundamental e resultado do IDEB no Ensino Fundamental.

Já no segmento da saúde o estudo leva em conta o número de consultas pré-natal, óbitos por causas mal definidas, óbitos infantis por causas evitáveis e Internação Sensível à Atenção Básica (ISAB).

Fonte: Ascom – prefeitura de Iguatu
Foto:  Luiz Vasconcelos

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend