Tia Ju quer incentivar artes marciais chinesas no Rio de Janeiro

Tia Ju quer incentivar artes marciais chinesas no Rio de Janeiro

Deputada possui projetos de lei voltados para o segmento, como o que cria o programa de ginástica chinesa

Rio de Janeiro (RJ) – A Comissão da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) quer promover as artes marciais chinesas no estado e estreitar os laços entre Brasil e China. Em audiência pública nesta quinta-feira (07), a presidente do grupo, deputada Tia Ju (PRB-RJ), recebeu a Federação de Kung Fu Kuoshu Wushu Garra de Águia do Estado do Rio de Janeiro, uma organização sem fins lucrativos que organiza, difunde e fiscaliza a arte marcial chinesa no estado.

“A disciplina, um princípio fundamental das artes marciais, faz parte do equilíbrio da vida, e a cultura chinesa nos traz essa riqueza. Ela proporciona ainda uma forma saudável de envelhecer. Já vi idosos praticantes de kung fu fazendo coisas incríveis”, afirmou a deputada. Tia Ju disse que pretende defender o tema na Casa. Dois projetos de lei de sua autoria estão em tramitação: a inclusão do Ano Novo Chinês no calendário fluminense e um programa de ginástica chinesa.

Ícone mundial do kung fu atuante na América Latina, o Grão Mestre Li Wing Kay falou da importância da troca cultural entre Brasil e China. “As artes marciais são muito significativas. Elas fazem parte da cultura milenar da China. E o Brasil e a China têm muito a aprender um com o outro”, disse o chinês.

Pela segunda vez no Brasil, o ator chinês Carter Wong, conhecido por filmes de kung fu e campeão mundial de Muay Thai, destacou o papel da disciplina e o respeito nas artes marciais chinesas. “São as primeiras coisas que se aprende. É um bom caminho para os jovens. Vale sempre lembrar que arte marcial chinesa não é apenas combate, também é cultura”, defendeu. Wong desejou sucesso ao Brasil nas Olimpíadas, que acontecem em agosto no Rio de Janeiro.

O presidente da Câmara de Intercâmbio Cultural Brasil-China, Jaime Ma, também participou do evento. Alunos e professores da federação realizaram ainda uma apresentação de kung fu.

Texto: Isabela Cabral / Ascom – Alerj
Edição: Agência PRB Nacional

Foto: Vitor Soares

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest