Tia Ju quer incentivar artes marciais chinesas no Rio de Janeiro

Tia Ju quer incentivar artes marciais chinesas no Rio de Janeiro

Deputada possui projetos de lei voltados para o segmento, como o que cria o programa de ginástica chinesa

Rio de Janeiro (RJ) – A Comissão da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) quer promover as artes marciais chinesas no estado e estreitar os laços entre Brasil e China. Em audiência pública nesta quinta-feira (07), a presidente do grupo, deputada Tia Ju (PRB-RJ), recebeu a Federação de Kung Fu Kuoshu Wushu Garra de Águia do Estado do Rio de Janeiro, uma organização sem fins lucrativos que organiza, difunde e fiscaliza a arte marcial chinesa no estado.

“A disciplina, um princípio fundamental das artes marciais, faz parte do equilíbrio da vida, e a cultura chinesa nos traz essa riqueza. Ela proporciona ainda uma forma saudável de envelhecer. Já vi idosos praticantes de kung fu fazendo coisas incríveis”, afirmou a deputada. Tia Ju disse que pretende defender o tema na Casa. Dois projetos de lei de sua autoria estão em tramitação: a inclusão do Ano Novo Chinês no calendário fluminense e um programa de ginástica chinesa.

Ícone mundial do kung fu atuante na América Latina, o Grão Mestre Li Wing Kay falou da importância da troca cultural entre Brasil e China. “As artes marciais são muito significativas. Elas fazem parte da cultura milenar da China. E o Brasil e a China têm muito a aprender um com o outro”, disse o chinês.

Pela segunda vez no Brasil, o ator chinês Carter Wong, conhecido por filmes de kung fu e campeão mundial de Muay Thai, destacou o papel da disciplina e o respeito nas artes marciais chinesas. “São as primeiras coisas que se aprende. É um bom caminho para os jovens. Vale sempre lembrar que arte marcial chinesa não é apenas combate, também é cultura”, defendeu. Wong desejou sucesso ao Brasil nas Olimpíadas, que acontecem em agosto no Rio de Janeiro.

O presidente da Câmara de Intercâmbio Cultural Brasil-China, Jaime Ma, também participou do evento. Alunos e professores da federação realizaram ainda uma apresentação de kung fu.

Texto: Isabela Cabral / Ascom – Alerj
Edição: Agência PRB Nacional

Foto: Vitor Soares

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador Atílio Francisco (PRB-SP)

atiliofrancisco@camara.sp.gov.br
(11) 3396-4434

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest