Proposta de Marinho pune quem não devolve dinheiro do consumidor

Proposta de Marinho pune quem não devolve dinheiro do consumidor

Márcio Marinho apresentou o PL 4678/2016. Iniciativa permite o direito de arrependimento ao consumidor

 

Brasília (DF) – “A Lei é clara, o cidadão tem o direito de arrependimento previsto no Código de Defesa do Consumidor, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados, mas esta prática está longe de ser cumprida”. A observação é do líder do PRB, deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA), que apresentou o Projeto de Lei 4678/2016 para evitar este abuso contra o consumidor.

Segundo Marinho, o fornecedor tem postergado indefinidamente a devolução. “Só no ano de 2015 foram registrados mais de 47 mil demandas nos Procons, relativas ao descumprimento do Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor. A causa preocupa, pois não são poucos casos isolados que ocorrem, mas, sim, um número considerável de infringência à Lei”, explicou.

Marinho lembra que, de forma genérica, já existe penalidade administrativa prevista no CDC e a possibilidade do consumidor pleitear indenização em juízo. No entanto, a questão envolvida é excessivamente demorada para o consumidor e, por isso, merece tipificação e uma sanção penal específica. “Queremos incluir no Título II – Das Infrações Penais do CDC, o artigo 74-A, cujo objetivo é tipificar o descumprimento do que determina o art. 49 do CDC”, acrescentou o republicano.

Saiba mais

O Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor – CDC, determina que “o consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio”.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes / Ascom – Liderança do PRB

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado Sérgio Reis (PRB-SP)

dep.sergioreis@camara.leg.br
ou (61) 3215.5213

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest