Marinho e Rosangela intensificam diálogo entre países que falam português

Marinho e Rosangela intensificam diálogo entre países que falam português

Republicanos participaram da VI Reunião da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), que acontece pela primeira vez no Brasil

 

Brasília (DF) – Os deputados republicanos Márcio Marinho (BA) e Rosangela Gomes (RJ) participaram da VI Reunião da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), que acontece pela primeira vez no Brasil.

Com o tema “Paz e Desenvolvimento na CPLP”, o evento realizado na Câmara dos Deputados teve início nesta terça (05) e vai até a próxima quinta (07) com a presença de 50 parlamentares de Angola, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

“Temos a oportunidade, hoje, de homenagear a estrutura da nossa Língua como fator de união entre os povos. A língua é o princípio que fundamenta a sociedade e é ao mesmo tempo o sinalizador de sua evolução. Estruturas e significados vão mudando à medida que o tempo avança e mais pessoas vão participando do diálogo. Devemos admitir a importância da comunicação para a formação e a conservação da sociedade humana”, afirmou o líder Márcio Marinho na reunião da comissão que debateu “Língua, Educação, Ciência e Cultura”.

Já a deputada Rosangela Gomes, que participou do debate sobre “Política, Estratégia, Legislação, Cidadania e Circulação” sugeriu que os encontros da CPLP passem a ser anuais. “Há uma distância muito grande entre os países e os parlamentares para discutir estratégias políticas de cidadania. Nossa sugestão foi que essa comissão se reúna anualmente e tenha uma agenda com metas e diretrizes a serem desenvolvidas ao longo do ano. Votamos a ata do que foi realizado na reunião passada, o Brasil infelizmente não esteve presente, mas de forma rápida e produtiva conseguimos chegar a uma conclusão e aprovarmos aquilo que foi majoritariamente proferido”, informou a deputada.

Marinho destacou que o progresso das nações se faz também com o princípio de comunhão tática. “A importância de valorizarmos a nossa identidade linguística não se limita a uma interação entre nós. Somente pela educação a nossa cultura pode chegar ao patamar das outras nações. Precisamos dialogar cientificamente com o resto do mundo. Só quando tivermos uma grande parte de nosso povo com um bom nível educacional é que poderemos aumentar o nosso registro de patentes científicas. Ciência não se faz sozinho, por isso a importância do diálogo internacional”, acrescentou o líder.

Saiba mais

Esta é a primeira vez que uma reunião da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa ocorre no Brasil. Em janeiro de 2005, o País recebeu a quarta Reunião do Fórum dos Parlamentos de Língua Portuguesa, organismo que deu origem à Assembleia Parlamentar, e, em maio de 2013, sediou uma das reuniões preparatórias para a IV AP-CPLP.

Criada em 2009, a Assembleia Parlamentar da CPLP está em fase de estruturação institucional. Nesse processo de consolidação, diversas iniciativas vêm sendo efetivadas, tais como o fortalecimento das comissões de trabalho e da Rede de Mulheres; a articulação de missões de observação eleitoral nos países membros; e a troca de informações entre os integrantes da instituição e os órgãos da CPLP.

Outros eixos de atuação propostos para o próximo biênio envolvem o acompanhamento da implementação das recomendações a serem aprovadas na reunião em Brasília e o reforço das ações de promoção da Língua Portuguesa.

Na oportunidade, os integrantes da Comissão de Língua, Educação, Ciência e Cultura instituíram o dia 17 de julho como a data comemorativa da língua portuguesa.

Texto: Fernanda Cunha e Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB, com informações da Agência Câmara
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado Sérgio Reis (PRB-SP)

dep.sergioreis@camara.leg.br
ou (61) 3215.5213

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest