Marinho e Rosangela intensificam diálogo entre países que falam português

Marinho e Rosangela intensificam diálogo entre países que falam português

Republicanos participaram da VI Reunião da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), que acontece pela primeira vez no Brasil

 

Brasília (DF) – Os deputados republicanos Márcio Marinho (BA) e Rosangela Gomes (RJ) participaram da VI Reunião da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), que acontece pela primeira vez no Brasil.

Com o tema “Paz e Desenvolvimento na CPLP”, o evento realizado na Câmara dos Deputados teve início nesta terça (05) e vai até a próxima quinta (07) com a presença de 50 parlamentares de Angola, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

“Temos a oportunidade, hoje, de homenagear a estrutura da nossa Língua como fator de união entre os povos. A língua é o princípio que fundamenta a sociedade e é ao mesmo tempo o sinalizador de sua evolução. Estruturas e significados vão mudando à medida que o tempo avança e mais pessoas vão participando do diálogo. Devemos admitir a importância da comunicação para a formação e a conservação da sociedade humana”, afirmou o líder Márcio Marinho na reunião da comissão que debateu “Língua, Educação, Ciência e Cultura”.

Já a deputada Rosangela Gomes, que participou do debate sobre “Política, Estratégia, Legislação, Cidadania e Circulação” sugeriu que os encontros da CPLP passem a ser anuais. “Há uma distância muito grande entre os países e os parlamentares para discutir estratégias políticas de cidadania. Nossa sugestão foi que essa comissão se reúna anualmente e tenha uma agenda com metas e diretrizes a serem desenvolvidas ao longo do ano. Votamos a ata do que foi realizado na reunião passada, o Brasil infelizmente não esteve presente, mas de forma rápida e produtiva conseguimos chegar a uma conclusão e aprovarmos aquilo que foi majoritariamente proferido”, informou a deputada.

Marinho destacou que o progresso das nações se faz também com o princípio de comunhão tática. “A importância de valorizarmos a nossa identidade linguística não se limita a uma interação entre nós. Somente pela educação a nossa cultura pode chegar ao patamar das outras nações. Precisamos dialogar cientificamente com o resto do mundo. Só quando tivermos uma grande parte de nosso povo com um bom nível educacional é que poderemos aumentar o nosso registro de patentes científicas. Ciência não se faz sozinho, por isso a importância do diálogo internacional”, acrescentou o líder.

Saiba mais

Esta é a primeira vez que uma reunião da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa ocorre no Brasil. Em janeiro de 2005, o País recebeu a quarta Reunião do Fórum dos Parlamentos de Língua Portuguesa, organismo que deu origem à Assembleia Parlamentar, e, em maio de 2013, sediou uma das reuniões preparatórias para a IV AP-CPLP.

Criada em 2009, a Assembleia Parlamentar da CPLP está em fase de estruturação institucional. Nesse processo de consolidação, diversas iniciativas vêm sendo efetivadas, tais como o fortalecimento das comissões de trabalho e da Rede de Mulheres; a articulação de missões de observação eleitoral nos países membros; e a troca de informações entre os integrantes da instituição e os órgãos da CPLP.

Outros eixos de atuação propostos para o próximo biênio envolvem o acompanhamento da implementação das recomendações a serem aprovadas na reunião em Brasília e o reforço das ações de promoção da Língua Portuguesa.

Na oportunidade, os integrantes da Comissão de Língua, Educação, Ciência e Cultura instituíram o dia 17 de julho como a data comemorativa da língua portuguesa.

Texto: Fernanda Cunha e Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB, com informações da Agência Câmara
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest