Lucas Ramilo de Faxinal dos Guedes (SC) é um dos vereadores mais jovens do país

Com apenas 19 anos, o estudante de Direito e escritor foi eleito com 378 votos e pretende trabalhar em prol de mais oportunidades para os jovens de seu município

Publicado em 20/10/2016 - 00:00

lucas-ramilo-prb-eleito-vereador-faxinal-dos-guedes-sc-foto2-cedida
“Pretendo representar os jovens, primeiramente, mas não somente eles. Os jovens precisam de mais oportunidades de emprego e de educação”, disse Lucas

Faxinal dos Guedes (SC) – Eleito para ocupar uma das vagas na Câmara Municipal de Faxinal dos Guedes, a 439 km de Florianópolis, o estudante de Direito e escritor, Lucas Ramilo (PRB) de 19 anos, está entre os vereadores mais jovens do País.

Autor do livro Homem Sem Memórias, que conta a história de um rapaz que se envolve em um acidente e perde a memória, Lucas, antes das eleições, se preparava para lançar um segundo título, este contando a participação dos jovens na política, quando surgiu a oportunidade de viver literalmente o assunto que pôs no papel: ser um representante do povo e contribuir com o desenvolvimento da cidade.

O republicano conta que se identificou com a política desde cedo, filiando a um partido político aos 16 anos. Engajado em projetos sociais, Lucas é membro da Pastoral da Juventude, grupo ligado à Igreja Católica, e ajudou a fundar o PRB Faxinal dos Guedes no início deste ano, onde é presidente municipal do partido. Ele avalia que a representatividade jovem ainda é pequena, mas acredita que este cenário está mudando e que, juntamente com outros jovens, poderá colaborar para que haja uma verdadeira renovação na política.

“A presença dos jovens na política ainda é pequena, mas temos o dever de mudar isso e representar os anseios da comunidade, principalmente da juventude. Acredito que, para se mudar a sociedade, é precisar haver integração. Então você tem que conhecer a democracia e procurar se integrar com as pessoas. Isso só acontece através da efetiva participação das pessoas de forma democrática. E foi isso que me levou a participar, ainda jovem, do processo eleitoral”, destacou Lucas.

Para o jovem vereador, embora Faxinal dos Guedes seja uma região bem localizada e favorecida pela proximidade com aeroportos e por uma BR que cruza a cidade, o município ainda carece de muitos investimentos e vem perdendo jovens para outras cidades por falta de emprego.

“Pretendo representar os jovens, primeiramente, mas não somente eles. Os jovens precisam de mais oportunidades de emprego e de educação. Então nós temos que viabilizar a legislação municipal para que venham novas empresas para o nosso município. Precisamos criar novas instituições de ensino, procurar parcerias e tentar de todas as formas para que a nossa cidade entre para o mapa do desenvolvimento”, ressaltou Lucas.

Ao comentar sobre sua campanha, Lucas destaca que teve uma boa aceitação e que suas propostas foram convincentes tanto para os jovens quantos por outras pessoas que, segundo ele, o viram como uma alternativa viável para representá-los na câmara municipal.

“Visitando as pessoas, elas demonstravam estar esperançosas e falavam que a política tem que inovar. Outras, me achavam muito jovem, e entendo que antes de tudo isso é um desafio muito grande trazer mais oportunidades e trabalhar para renovar e moralizar a nossa política”, disse o republicano.

Para o estudante do 4º semestre do curso de Direito, a política é uma oportunidade importante e espera que mais jovens passem a se interessar mais pelo processo eleitoral.

“O voto é a chave para a gente conseguir chegar e ter nossas demandas sociais atendidas. Por isso, acredito que a juventude, a partir do momento que se interessar e entender a importância da política e da participação social, vai ser melhor representada e vai ter um voto consciente”, finalizou Lucas Ramilo.

A obra

O livro O Homem Sem Memorias já vendeu mais de quatro mil exemplares e conta a história de um rapaz que se envolve em um acidente e perde a memória. Lucas escreveu outra obra, esta conta a participação dos jovens na política e os desafios enfrentados diariamente pela juventude em busca de identidade e aceitação social. O livro ainda não tem título e data para ser publicado.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend