Diabéticos terão prioridade na realização de exames médicos no Amapá

Portadores de diabetes terão prioridade na realização de exames médicos no Amapá

Prioridade deve ser compatibilizada com a dos idosos, deficientes e gestantes

 

Macapá (AP) – A Assembleia Legislativa do Amapá aprovou uma proposta do deputado estadual Pastor Oliveira (PRB-AP) que obriga as unidades prestadoras de serviços de saúde das redes pública estadual e privada, conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), a dar prioridade no atendimento aos usuários portadores de diabetes, no caso da realização de exames médicos em jejum total.

“O melhor caminho é entender a doença para aprender a manejá-la corretamente visando uma boa qualidade de vida e o controle das complicações”, defende o parlamentar ao acrescentar a importância de entender que o controle da diabetes vai depender do bom conhecimento sobre o assunto, permitindo um bom controle da glicemia, uso correto da medicação, realização e boa interpretação dos exames, adoção de uma dieta adequada e a realização de atividade física. “Aliás, todos nós deveríamos perseguir esses objetivos, apresentando ou não diabetes, pois este é o caminho na busca da prevenção das doenças e da longevidade com saúde”, frisou o deputado Pastor Oliveira.

Segundo o deputado, as pessoas portadoras de diabetes necessitam realizar exames periódicos, pois podem se sentir bem mesmo com altas taxas de açúcar no sangue. “É importante entender porque esses exames são feitos e como interpretá-los corretamente para que se possa corrigir a glicemia por meio dos medicamentos, da dieta e dos exercícios”, alerta o deputado.

A prioridade prevista no projeto deve ser compatibilizada com a dos idosos, deficientes, gestantes e demais previstas em atos normativos.

Texto: Everlando Mathias / Decom – ALAP
Edição: Romero d’Lima / Ascom – deputado estadual Pastor Oliveira
Foto: Ronaldo Almeida

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest