Diabéticos terão prioridade na realização de exames médicos no Amapá

Portadores de diabetes terão prioridade na realização de exames médicos no Amapá

Prioridade deve ser compatibilizada com a dos idosos, deficientes e gestantes

Macapá (AP) – A Assembleia Legislativa do Amapá aprovou uma proposta do deputado estadual Oliveira (PRB-AP) que obriga as unidades prestadoras de serviços de saúde das redes pública estadual e privada, conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), a dar prioridade no atendimento aos usuários portadores de diabetes, no caso da realização de exames médicos em jejum total.

“O melhor caminho é entender a doença para aprender a manejá-la corretamente visando uma boa qualidade de vida e o controle das complicações”, defende o parlamentar ao acrescentar a importância de entender que o controle da diabetes vai depender do bom conhecimento sobre o assunto, permitindo um bom controle da glicemia, uso correto da medicação, realização e boa interpretação dos exames, adoção de uma dieta adequada e a realização de atividade física. “Aliás, todos nós deveríamos perseguir esses objetivos, apresentando ou não diabetes, pois este é o caminho na busca da prevenção das doenças e da longevidade com saúde”, frisou o deputado Oliveira.

Segundo o deputado, as pessoas portadoras de diabetes necessitam realizar exames periódicos, pois podem se sentir bem mesmo com altas taxas de açúcar no sangue. “É importante entender porque esses exames são feitos e como interpretá-los corretamente para que se possa corrigir a glicemia por meio dos medicamentos, da dieta e dos exercícios”, alerta o deputado.

A prioridade prevista no projeto deve ser compatibilizada com a dos idosos, deficientes, gestantes e demais previstas em atos normativos.

Texto: Everlando Mathias / Decom – ALAP
Edição: Romero d’Lima / Ascom – deputado estadual Oliveira
Foto: Ronaldo Almeida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!