Debate proposto por Sergio Peres expõe situação das Santas Casas da Fronteira Oeste

Debate proposto por Sergio Peres expõe situação das Santas Casas da Fronteira Oeste

Sergio Peres alerta para a crise causada pela falta de repasses de valores pelo Poder Público

 

Porto Alegre (RS) – Por solicitação do deputado estadual Sergio Peres (PRB-RS), a Assembleia Legislativa de Porto Alegre debateu, na quarta-feira (06), a situação dos hospitais da Santa Casa da Fronteira Oeste do Estado. No encontro promovido pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente, o parlamentar alertou para a crise causada pela falta de repasses de valores pelo Poder Público. “Não há espaço para investimentos de implementação de políticas de saúde e a luta hoje é para criar condições de manter os hospitais de portas abertas. O cenário é de precariedade extrema e obriga a busca de soluções imediatas, pois o acesso à saúde é um direito do cidadão garantido por lei”, lembrou Peres, invocando o Artigo 196 da Constituição Federal.

O parlamentar chamou a atenção para o desmantelamento das condições de trabalho nas instituições hospitalares, que atualmente se veem atingidas por greves de funcionários em função da falta de pagamento e constantes casos de demissão de trabalhadores. “O desemprego em si já é um problema, imagina como ficam os serviços à população e a gravidade do que ainda está por vir. É um caos instaurado, em grande parte, pela falta de repasse de valores pelo Estado. É preciso verificar a responsabilidade de todos os entes envolvidos e identificar até que ponto cada um está cumprindo o seu papel para buscar uma forma de minimizar a situação”, sugeriu.

Outro fator agravante, de acordo com o republicano, é a distância da Fronteira Oeste com a capital e o perfil da população da região. “A dificuldade de transporte para hospitais da capital e os riscos ocasionados pelos deslocamentos para atendimentos de urgência faz com que o poder público necessite ter seus olhos voltados a esta realidade, especialmente porque também se trata de comunidades onde o acesso a serviços privados de saúde é mais restrito”, alertou.

Texto: Karine Karine Bertani / Ascom – deputado estadual Sergio Peres
Foto: Sâmella Moreira

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest