Debate proposto por Sergio Peres expõe situação das Santas Casas da Fronteira Oeste

Debate proposto por Sergio Peres expõe situação das Santas Casas da Fronteira Oeste

Sergio Peres alerta para a crise causada pela falta de repasses de valores pelo Poder Público

 

Porto Alegre (RS) – Por solicitação do deputado estadual Sergio Peres (PRB-RS), a Assembleia Legislativa de Porto Alegre debateu, na quarta-feira (06), a situação dos hospitais da Santa Casa da Fronteira Oeste do Estado. No encontro promovido pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente, o parlamentar alertou para a crise causada pela falta de repasses de valores pelo Poder Público. “Não há espaço para investimentos de implementação de políticas de saúde e a luta hoje é para criar condições de manter os hospitais de portas abertas. O cenário é de precariedade extrema e obriga a busca de soluções imediatas, pois o acesso à saúde é um direito do cidadão garantido por lei”, lembrou Peres, invocando o Artigo 196 da Constituição Federal.

O parlamentar chamou a atenção para o desmantelamento das condições de trabalho nas instituições hospitalares, que atualmente se veem atingidas por greves de funcionários em função da falta de pagamento e constantes casos de demissão de trabalhadores. “O desemprego em si já é um problema, imagina como ficam os serviços à população e a gravidade do que ainda está por vir. É um caos instaurado, em grande parte, pela falta de repasse de valores pelo Estado. É preciso verificar a responsabilidade de todos os entes envolvidos e identificar até que ponto cada um está cumprindo o seu papel para buscar uma forma de minimizar a situação”, sugeriu.

Outro fator agravante, de acordo com o republicano, é a distância da Fronteira Oeste com a capital e o perfil da população da região. “A dificuldade de transporte para hospitais da capital e os riscos ocasionados pelos deslocamentos para atendimentos de urgência faz com que o poder público necessite ter seus olhos voltados a esta realidade, especialmente porque também se trata de comunidades onde o acesso a serviços privados de saúde é mais restrito”, alertou.

Texto: Karine Karine Bertani / Ascom – deputado estadual Sergio Peres
Foto: Sâmella Moreira

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador Atílio Francisco (PRB-SP)

atiliofrancisco@camara.sp.gov.br
(11) 3396-4434

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest