Audiência pública debate extermínio da juventude negra no Recife

Audiência pública debate extermínio da juventude negra no Recife

Encontro foi proposto pelo vereador republicano Alfredo Santana

Recife (PE) – A Frente Parlamentar de Combate ao Extermínio da Juventude Negra da Assembleia Legislativa de Pernambuco promoveu, na última quarta-feira (13), uma audiência pública para debater o extermínio da juventude negra no Recife, as políticas públicas voltadas para o segmento e o empoderamento da população negra.

Audiência pública debate extermínio da juventude negra no RecifeO autor do debate, vereador Alfredo Santana (PRB-PE), destacou que um dos motivos para a convocação da reunião, foi o fato da capital pernambucana estar entre as 13 cidades mais violentas para jovens negros no país, de acordo com levantamento do Plano Juventude Viva. Conforme o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade Racial 2014, feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em Pernambuco a chance de um jovem negro ser assassinado é 11,6 vezes maior que a de um branco da mesma faixa etária (12 a 29 anos). Esse é o segundo pior índice apresentado pelos estados brasileiros, atrás apenas da Paraíba.

O vereador republicano enfatizou que bairros como o do Ibura, na Zona Sul do Recife, com cerca de 50 mil habitantes, têm o tamanho de cidades, mas possuem muitas carências. “O que fazemos por nossos jovens é muito pouco. Eles precisam estar nas escolas e faculdades, fazendo um Brasil melhor”, apontou.

Audiência pública debate extermínio da juventude negra no RecifeO coordenador-geral do colegiado, deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE), ressaltou que o objetivo de promover os debates nos município, é identificar as causas, razões e consequências dos índices da violência que vem exterminando os jovens negros que têm sido o alvo da exclusão social e da violação dos direitos humanos. “A violência tem cor e não podemos mais conviver com os indicadores que nos envergonham. Queremos de fato que as câmaras municipais possam colaborar nessa luta. Vamos fazer desse trabalho um grande movimento em favor da vida e contra a violência, pois são alarmantes os índices de violência contra jovens negros no Recife. A Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa se alia à Câmara Municipal do Recife para que esse trabalho em conjunto possa produzir resultados positivos’, disse. Ossesio ressaltou a importância das audiências públicas da Frente, já realizadas em Cabo de Santo Agostinho e Olinda, para fundamentar o relatório final do colegiado. “Queremos analisar e aprofundar as ações e políticas públicas implantadas contra as violações aos direitos humanos e a vulnerabilidade social de jovens negros, por meio de planos estratégicos e com a plena participação da sociedade”, explicou.

Audiência pública debate extermínio da juventude negra no RecifeO deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB-PE) também participou do encontro e lamentou o aumento da violência contra os jovens negros. “Há indicadores que dizem que, entre 2003 e 2016, a violência contra o jovem branco, no país, refluiu em 16,8% enquanto que contra o jovem negro aumentou 32%. Outro levantamento diz, que a violência contra a mulher jovem branca, no mesmo período, diminuiu 9% e cresceu 19% em relação à jovem negra”, explicou o parlamentar do PRB.

O debate reuniu representantes da Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Recife, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, do Movimento Negro Unificado, do Fórum de Juventude Negra, do Instituto Ajudar é Preciso, do Grupo Comunidade Assumindo suas Crianças, do Conselho da Igualdade Social, da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, do Centro de Comunicação da Juventude do Recife, do Conselho Municipal de Educação, do Movimento Popular Sem-Teto e da Gerência de Igualdade racial do Recife.

Fonte: Alepe, com informações da Ascom – deputado estadual Ossesio Silva
Fotos: Alepe

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest