Alan Rick quer isentar taxa cobrada por uso de oxigênio medicinal em voos

Alan Rick quer isentar taxa cobrada por uso de oxigênio medicinal em voos

Iniciativa é uma antiga reivindicação das associações de pacientes e entidades médicas ligadas ao tratamento de doenças pulmonares

 

Brasília (DF) – Com o objetivo de acabar com a cobrança de valor adicional do passageiro que requer uso de oxigênio medicinal durante viagem de avião, o deputado federal Alan Rick (PRB-AC) encaminhou indicação ao ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Mauro Ribeiro Lopes, solicitando a retirada da taxa.

“Essa solicitação vem das associações de pacientes com problemas pulmonares e as entidades médicas ligadas ao tratamento de doenças pulmonares, que lutam pela gratuidade do uso de oxigênio medicinal em aeronaves. As pessoas mais prejudicadas são as com hipertensão pulmonar ou distrofia muscular. Como se não bastasse os gastos que a pessoa tem com tratamento crônico desse, ainda precisam arcar com mais esse custo no seu deslocamento, muitas vezes inclusive para tratamento”, explica Alan Rick.

Segundo a Resolução nº 280, de 2013, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o passageiro com necessidade de assistência especial (PNAE), no caso da necessidade do transporte do oxigênio medicinal, a companhia pode, ela mesma, oferecer o equipamento ou permitir que leve consigo o seu. A companhia aérea pode recursar o embarque do PNAE e cobrar o valor adicional pelo uso do oxigênio medicinal.

“Alguns países já derrubaram essa taxa, a exemplo do Reino Unido. Lá, o movimento mostra-se forte já tendo conseguido a adesão da British Airways. Outras companhias já adotaram a mesma política no mundo, como a Emirates e a Cathay Pacific. E é isso que precisamos fazer no Brasil”, completa Alan.

Texto: Charlene Carvalho / Ascom – deputado federal Alan Rick
Foto: Douglas Gomes / Ascom – Liderança do PRB

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest