Tripartição de Poderes é tema de aula inaugural do curso de Ciência Política da Faculdade Republicana

Tema foi destaque no primeiro dia de aula do segundo semestre do curso de Ciências Políticas

Publicado em 14/9/2023 - 12:20 Atualizado em 15/9/2023 - 14:17

Brasília (DF) – A Faculdade Republicana proporciona aos seus alunos oportunidades de network e discussões com profissionais renomados desde o início da graduação. E no último dia (31/08), aconteceu a aula inaugural do segundo semestre de 2023 para os acadêmicos de Ciência Política. Os cientistas políticos Marcela Machado e Murilo Medeiros apresentaram um panorama da tripartição dos poderes no Brasil.

O coordenador do curso, Fábio Vidal, explicou que a ciência é uma atividade colaborativa e que a Republicana está focada em entregar para o mercado profissionais realmente capacitados. “Por isto, precisamos trazer à comunidade acadêmica outras visões, pessoas que estão vivenciando outras experiências dentro do campo profissional e com o conhecimento prático”, pontuou.

Em sua fala, Marcela Machado, que é doutora em Ciência Política, explicou que, apesar de a divisão clássica dos três poderes ser conhecida, na prática há muitas particularidades. Antes de falar da realidade atual, Machado lembrou que a ideia de um Estado dividido em três instâncias surgiu com Aristóteles. Já Medeiros, embaixador do Politize-se, ressaltou que a relação entre os poderes, muitas vezes trincada nos últimos anos, tem sido uma prática recorrente, porém tudo balizado pela Constituição Federal, que é uma das mais modernas do mundo.

A caloura Cleide Amorim ressaltou que os primeiros dias na faculdade estão sendo muito proveitosos. “Trabalhei por muitos anos no Congresso Nacional e decidi obter minha formação na área. Estou gostando muito da experiência que estou tendo aqui na Republicana”.

Além dos alunos, egressos e convidados externos foram convidados e acompanharam a palestra. Foi o caso de Arthur Santos, cientista político formado pela Republicana. “Para mim, é gratificante voltar, tanto pela qualidade extraordinária da palestra, quanto por ver a quantidade de alunos atualmente, pois eu fui da primeira turma e vejo agora o quanto a faculdade cresceu”, disse.

Saiba mais

Faculdade Republicana é uma instituição de ensino superior mantida pelo partido Republicanos. A legenda é a única do Brasil a possuir uma faculdade. Atualmente, a Faculdade Republicana oferece cursos de graduação (bacharelado em ciência política, bacharelado em direito e tecnólogo em gestão pública), pós-graduação (gestão pública em alta performance, direito eleitoral e assessoria parlamentar) e extensão (planejamento de campanha e licitações e contratos administrativos). Todos reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Texto: Ascom Faculdade Republicana
Fotos: Carlos Gonzaga

Reportar Erro
Send this to a friend